TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGURANÇA NO LABORATÓRIO QUÍMICO

Projeto de pesquisa: SEGURANÇA NO LABORATÓRIO QUÍMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.371 Palavras (14 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES

Apostila de Laboratório de Química

Experimental

Prof. Ms. Dndo Rodrigo I. Medeiros

Trindade, 2010

P1) SEGURANÇA EM LABORATÓRIO DE QUÍMICA

O trabalho em laboratório de Química tem como principais objetivos a aquisição de conhecimentos fundamentais sobre as operações práticas e o relacionamento das experiências com os conceitos teóricos.

As experiências de laboratório, além de estimularem a curiosidade e desenvolverem as habilidades de observação, registro e interpretação de dados, oferecem a oportunidade de um bom treinamento na manipulação de diversos materiais e aparelhagens.

O sucesso de uma experiência está diretamente relacionado com o interesse, organização e cuidado na sua execução. Assim, o respeito às normas de segurança é fundamental para se evitar acidentes, devido aos riscos inerentes aos trabalhos desenvolvidos.

Entre os riscos mais comuns, destacam-se os seguintes:

- manipulação de substâncias tóxicas, corrosivas, inflamáveis e explosivas;

- manuseio de material de vidro;

- uso do fogo e da eletricidade.

1. RISCOS QUÍMICOS

Os agentes químicos podem ser introduzidos no organismo humano por três vias: inalação, absorção cutânea e ingestão. Dentre elas, a inalação constitui a principal via de intoxicação devido à facilidade de disseminação da substância dos pulmões para o sangue e daí para as diversas partes do corpo.

O dano causado por uma substância específica depende: do tempo de exposição, da concentração, das características físico-químicas do composto e da suscetibilidade pessoal

1.1 Utilização de substâncias corrosivas

Entre os principais agentes corrosivos encontrados nos laboratórios químicos destacamos os ácidos, as bases e os halogênios. Muitos deles provocam sérias queimaduras e devem ser manipulados cuidadosamente, evitando-se seu contato com a pele e mucosas.

No caso de acidentes com esses produtos, deve-se conhecer a natureza química das substâncias para se executar corretamente os primeiros socorros.

Como proceder no caso de acidentes com:

a) Ácidos: (H2SO4, HCl, HNO3, etc...): No caso de H2SO4 deve-se retirar todo o excesso e só depois proceder como para os demais ácidos: deve-se lavar, imediatamente, com muita água, depois neutralizar com solução alcalina diluída (geralmente solução aquosa de bicarbonato de sódio a 1%) e novamente com água.

b) Bases: (NaOH, KOH, NH4OH, etc...) Deve-se lavar, imediatamente, com bastante água, neutralizar com solução ácida diluída (geralmente solução aquosa de ácido acético a 1%) e novamente com água.

c) Sódio: (Na) Deve-se remover qualquer resíduo de sódio e depois proceder como para as bases.

d) Bromo: (Br2) O bromo é um líquido castanho-avermelhado muito volátil, sendo os seus vapores bastante tóxicos. No caso de acidentes, deve-se lavar imediatamente com muita água, secar e aplicar glicerina.

Obs.: Nos casos de queimaduras leves, após os procedimentos descritos, se necessário, aplicar pomada para queimadura. Em casos graves, procurar auxílio médico.

1.2 Utilização de substâncias inflamáveis

Uma das principais causas de incêndios nos laboratórios relaciona-se com a manipulação incorreta de líquidos inflamáveis.

Os líquidos inflamáveis mais comuns em laboratórios de química são: acetato de etila, acetona, benzeno, ciclo-hexano, dissulfeto de carbono, etanol, éter de petróleo, éter etílico, hexano, metanol.

Estes reagentes devem ser manipulados longe das chamas. Além disso, deve-se evitar que seus vapores sejam liberados para o ambiente do laboratório.

No caso de incêndios pode ser extinto colocando-se um pano molhado sobre a chama. Nos casos mais graves, usar areia seca ou extintores de incêndio.

2. NORMAS GERAIS DE SEGURANÇA

a) Não fumar no laboratório.

b) Usar jaleco (avental) abotoado, sapatos fechados e cabelos presos.

c) Não usar lentes de contato.

d) Não provar nem cheirar produtos químicos.

e) Não levar as mãos à boca ou aos olhos quando estiver manuseando produtos químicos.

f) Não usar reagentes sem rótulos.

g) Ao manipular produtos químicos evitar a contaminação dos mesmos utilizando material limpo e seco para retirá-lo dos recipientes.

h) Antes de iniciar experimentos que envolvam produtos químicos verificar a toxicidade e inflamabilidade dos mesmos, pois líquidos voláteis tóxicos ou corrosivos devem ser manipulados em capela.

i) No preparo de soluções aquosas de ácidos e bases fortes adicionar o ácido ou a base sobre a água, lentamente, com agitação e resfriamento externo, devido à liberação de calor.

j) Nunca usar chama direta para aquecer líquidos inflamáveis e, quando utilizá-la, verificar se não há líquidos inflamáveis por perto.

k) Não trabalhar com vidro trincado ou quebrado.

l) Ao introduzir tubos de vidro ou termômetro em rolhas, lubrificar o vidro com vaselina e proteger a mão com luvas grossas ou toalhas.

m) Quando aquecer substâncias em tubo de ensaio nunca deixar a boca do mesmo voltada para si ou para os colegas.

n) Evitar brincadeiras que possam comprometer a segurança dos colegas.

o) Ao terminar seu trabalho verificar se a água e o gás estão fechados e a bancada limpa. Lavar bem as mãos e os braços após as aulas.

A seguir relacionamos algumas substâncias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com