TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEPARAÇÃO DE CORANTES EM DOCES COMERCIAIS

Por:   •  21/3/2021  •  Ensaio  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS     [pic 1][pic 2]

INSTITUTO DE QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA

ENGENHARIA QUÍMICA

MARIANA AGUIAR ABRANTES DOURADO

CROMATOGRAFIA DE PAPEL: SEPARAÇÃO DE CORANTES EM DOCES COMERCIAIS

MACEIÓ - AL

JULHO/2019

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        1

1.1        Objetivo        2

2.        MATERIAIS E MÉTODOS        2

2.1.        Parte Experimental         2-3        

3.        RESULTADO E DISCURSSÃO        3-4

4.        CONCLUSÃO        5

REFERÊNCIAS        5

  1. INTRODUÇÃO

O termo cromatografia deriva das palavras gregas “chrom” (cor) e “graphe” (escrever). (Química Nova, 2003). A cromatografia é uma técnica quantitativa que tem por finalidade geral a identificação de substâncias e a separação, purificação de misturas, usando propriedades como solubilidade, tamanho, massa e consequentemente polaridade.

A cromatografia envolve uma série de processos de separação de misturas. Ela acontece pela passagem de uma mistura através de duas fases, uma estacionária (fixa, sendo um material poroso como um filtro) e outra móvel (como um liquido ou um gás, que ajuda na separação da mistura), sendo que os constituintes dessas misturas interagem com as fases através de forças intermoleculares e iônicas, fazendo a separação. A mistura pode ser separada em várias partes distinta ou ainda ser purificada eliminando-se as substâncias indesejáveis. (Renato Marcondes, InfoEscola).

Existem diversos tipos de técnicas cromatográficas, elas se dividem em duas categorias quanto a sua forma física: planar e de coluna. Dentro da categoria planar existem as técnicas centrífuga, em camada delgada e em papel. Na categoria coluna existem as técnicas: líquida, supercrítica e gasosa. E, também, em relação ao modo de separação: adsorção e partição.

Algumas das características que estão presentes na cromatografia é a polaridade e solubilidade. A polaridade refere-se à separação das cargas elétricas fazendo com que moléculas ou grupos funcionais formem dípolos elétricos, enquanto, a solubilidade refere-se a propriedade física das substâncias de se dissolverem, ou não, em um determinado líquido. Algumas cores sobem mais rápido que outras porque os corantes alimentícios têm composição química diferente e a interação do corante com o papel que irá determinar o quanto e em qual velocidade ele subirá, isso quer dizer que quanto mais forte for a interação, o processo ocorrerá mais lentamente.

[pic 3]

  1. OBJETIVO

O objetivo do experimento foi realizar a separação de corantes presentes em doces comerciais, através do processo de cromatografia de papel, a fim de observar os resultados obtidos, verificando a distância percorrida do solvente e dos pigmentos e analisando o Fator de Retenção entre eles. 

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Materiais

Quantidade

Béquer (150 mL)

Pipeta de Pasteur

Algodão

Papel de filtro qualitativo

Balas coloridas (M&M’s)

Tesoura

Água Destilada

         1

         1

         1

         1

         4

         1

         1

  1. Parte Experimental

Cortou-se um papel de filtro de forma retângulo no tamanho 6,90 cm de comprimento e 5,9 cm de largura, para que coubesse dentro do Béquer, de modo que o retângulo cortado fique afastado das suas laterais em 1 cm de cada lado e 1 cm da borda. Colocou-se água no Béquer, de modo que cobrisse o seu fundo. Paralelamente, foi separado quatro M&M’s na sequência de cores: azul, verde, laranja e vermelho. Foi pego uma pipeta de Pasteur com algodão na ponta umedecido em água, para remover o corante de cada M&M e transferi-lo para o papel de filtro em suas devidas posições que anteriormente foram nomeadas e milimetradas (Figura 1). 

Após essa etapa, foi pego o papel de filtro devidamente preenchido com as cores e foi posto no Béquer com água, de modo que ficasse em pé o mais reto possível, pois a medida que o papel de filtro foi absorvendo água, os pigmentos foram se espalhando pelo papel até chegar na medida indicada, que correspondia a 5,9 cm de comprimento, retirando, assim, o papel do Béquer.

[pic 4]

[pic 5]              [pic 6][pic 7][pic 8]

                       

[pic 9][pic 10]

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Ao chegar na medida indicada (5,9 cm de comprimento) foi retirada o papel de filtro, onde foi verificado a sua distância em relação ao ponto inicial e final. (Quadro 1).[pic 11][pic 12]

COMPOSTO

DISTÂNCIA (cm)

Azul

4,4

Verde

3,4

Laranja

4,3

Vermelho

3,2

Através dos dados da distância foi possível obter o cálculo do fator de retenção, que se dá pela razão entre a distância percorrida pela mancha do componente e a distância percorrida pelo solvente. Portanto:

Rf = dc / ds

Onde, dc é a distância percorrida pelos componentes da mistura e, ds é a distância percorrida pelo solvente (água destilada). 

COMPOSTO

DISTÂNCIA (cm)

Rf

Azul

4,4

0,75

Verde

3,4

0,58

Laranja

4,3

0,73

Vermelho

3,2

0,54

[pic 13]

Assim, a partir da análise do cromatograma é possível discutir a causa de tal distribuição das cores, temos que a maioria dos corantes são solúveis em água. Deste modo, as interações intermoleculares estão presentes e a retenção das partículas dos corantes pela fibra do papel que possui sua estrutura, principalmente, moléculas de celulose, contém ligações de hidrogênio em relação ao papel e envolve ainda várias forças atrativas incluindo forças de Van Der Waals e ligação de hidrogênio em relação a água e ao corante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (476.5 Kb)   docx (340 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com