TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Nas Empresas Comerciais

Dissertações: Contabilidade Nas Empresas Comerciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  3.245 Palavras (13 Páginas)  •  1.028 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBLES

ANAJARA DUTRA RODRIGUES

CONTABILIDADE DE EMPRESAS COMERCIAIS

Manhuaçu

2011

ANAJARA DUTRA RODRIGUES

CONTABILIDADE DE EMPRESAS COMERCIAIS

Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábles módulo 1 da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Teoria da Contabilidade, Matemática Financeira II, Ética e Legislação profissional e Contabilidade Intermediária.

Profs:Daniel Nougueira, Helenara Regiane, Marcelo Resquete e Luciano Gomes.

Manhuaçu

2011

SUMÀRIO:

INTRODUÇÂO 04

CONTABILIDADE DE EMPRESAS COMERCIAIS 05

1. Aplicação Financeira 04

2. Impostos não cumulativos 04

3. Avaliação de Estoques 06

3.1. Avaliação de Ativos 06

3.1.1. Custo Histórico 07

3.1.2 Custo Histórico Corrigido 08

3.1.3 Custo Corrente 08

3.1.4 Custo Corrente Corrigido 09

3.1.5 Valores de Saída 09

3.2 Critérios de Avaliação de Estoques 10

3.2.1 Preço Específico 10

3.2.2 Primeiro que Entra, Primeiro que Sai – PEPS 10

3.2.3 Último que Entra, Primeiro que Sai – UEPS 10

3.2.4 Custo Médio. 11

4. Principio da Entidade 11

5. Principio da Competência 11

6. Legislação Contábil 12

6.1. Código de Ética do Contador 13

6.1.2 Do objetivo. 13

6.2 Normas de Escrituração 14

6.3 Por Necessidade Gerencial 14

CINCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS 17

INTRODUÇÃO

A colaboração que o contador pode dar a empresa vai muito além dos limites que a maioria dos empresários requer. No trabalho a seguir serão passadas algumas informações importantes para orientar e dar um bom andamento aos sócios de uma determinada empresa de como controlar a sua gestão.

O sucesso de todo o sistema de negócios depende da confiabilidade das informações que é um grande instrumento para a tomada de decisão.

CONTABILIDADE DE EMPRESAS COMERCIAIS

A empresa JMK COMERCIO DE FERRAMENTAS ELETRICAS LTDA comercializa dois modelos de ferramentas elétricas, no entanto os seus sócios não são formados na área empresarial e querem que sua gestão seja a mais correta possível. Como eles não são formados na área contábil, serão passadas algumas orientações importantes para organização interna, conhecimento, controle e desempenho da empresa no mercado de trabalho e também para andarem de acordo com as normas contábeis. Afinal orientação é o primeiro passo para obter sucesso nos negócios. A seguir serão abordados assuntos referentes a aplicação financeira, impostos, avaliação de estoques, alguns princípios da contabilidade e legislação contábil.

1. Aplicação Financeira

Nesse tema temos os juros compostos e receitas. Os juros compostos são aqueles em que o juro do mês é incorporado ao capital, constituindo um novo capital a cada mês para o cálculo de novos juros. Esse tipo de rendimento é muito vantajoso, sendo utilizado pelo atual sistema financeiro. As instituições financeiras utilizam esse método de capitalização nas aplicações financeiras, como na elaboração de financiamentos. Vamos falar da receita e o reconhecimento da mesma:

Receita é a entrada de elementos para o ativo em dinheiro ou direitos a receber, correspondentes, à venda de produtos ou prestação de serviços, de uma empresa. É incluída também a parte não operacional da empresa e ganhos eventuais de forma geral (se são do resultado de uma comparação entre entradas e custos, ou não).

O processo de reconhecimento da receita é complexo e inconsistente. A receita é reconhecida quando for provável que benefícios econômicos futuros fluirão para a entidade e esses benefícios possam ser mensurados com segurança, portanto é necessário reconhecimento da receita mensalmente e não somente no resgate da aplicação.

2. Impostos não cumulativos

Tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte. Em outras palavras, é um tributo pago, compulsoriamente, pelas pessoas físicas e jurídicas para atender parte das necessidades de Receita Tributária do Poder Público (federal, estadual ou municipal), de modo a assegurar o funcionamento de sua burocracia, o atendimento social à população e os investimentos em obras essenciais. Esses impostos podem ser cumulativos e não cumulativos.

Impostos cumulativos são aqueles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com