TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOLUÇÕES FOTOVOLTÁICAS PARA USO COMERCIAL E RESIDENCIAL

Por:   •  29/3/2016  •  Resenha  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

SOLUÇÕES FOTOVOLTÁICAS PARA USO COMERCIAL

E RESIDENCIAL

Projeto de pesquisa

JEFFERSON WILLIAN FERREIRA

LEONARDO ESTEVÃO OLIVEIRA DE ARAUJO

WILDSON SANTOS CAMARGO

ANÁPOLIS – GO

2015


JEFFERSON WILLIAN FERREIRA

LEONARDO ESTEVÃO OLIVEIRA DE ARAUJO

WILDSON SANTOS CAMARGO

SOLUÇÕES FOTOVOLTÁICAS PARA USO COMERCIAL

E RESIDENCIAL

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Anhanguera de Anápolis, como requisito parcial para a obtenção do título de Engenheiro Elétrico.

Orientador:

ANÁPOLIS – GO

2015

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        OBJETIVOS        

2.1        GERAL        

2.2        ESPECÍFICOS        

3        METODOLOGIA        

4        JUSTIFICATIVA        

5        IMPORTÂNCIA DA ENERGIA PARA A CIVILIZAÇÃO        

5.1        AVALIAÇÃO DAS FONTES DE ENERGIA        

5.2        ENERGIA E SUSTENTABILIDADE        

5.3        APROVEITAMENTO DA ENERGIA SOLAR        

5.3.1        Aquecimento e secagem        

5.3.2        Aquecedores solares        

5.3.3        Energia fotovoltaica        

6        ENERGIA FOTOVOLTÁICA        

6.1        FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS FOTOVOLTÁICOS        

7        CRONOGRAMA        

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        



  1. INTRODUÇÃO

Desde os primórdios da civilização o homem aprendeu a usar a energia a seu favor. Inicialmente, encontrou formas de ampliar a energia do próprio corpo, por meio de alavancas, bastões e outras ferramentas primitivas (MARTINS, 2004). Depois, passou a usar a tração animal e a energia do vento e da água para facilitar seu trabalho.

O uso de combustíveis como azeite, óleo e gorduras de origem animal, combustão da madeira e de outros materiais remonta aos tempos mais antigos. Somente nos tempos modernos é que o homem dominou o uso da combustão interna de petróleo e outros combustíveis além de dominar o uso da eletricidade.

A sociedade tecnológica, que avançou principalmente a partir dos séculos XIX e XX com seu ápice no século XXI, depende diretamente dos motores, que usam combustão interna ou eletricidade (BERMANN, 2008). Como grande parte dos combustíveis é de origem fóssil e grande parte da eletricidade consumida é de origem térmica ou hidrelétrica, a procura por fontes renováveis e sustentáveis tem atraído o interesse de pesquisadores do mundo inteiro.

Algumas razões levam a essa busca por novas fontes de energia, como o aumento da população mundial, a dependência cada vez maior de energia para fazer funcionar a sociedade tecnológica e a escassez cada vez maior das fontes naturais como combustíveis fósseis e cursos d’água para construção de barragens hidrelétricas (MARTINS, 2004). Nesse cenário, fontes alternativas têm sido consideradas, entre elas, a energia solar.

A energia solar também é usada pelo homem desde os tempos mais antigos, como fonte de luz e calor para atividades como iluminação natural das residências, calor para secar e tratar alimentos e materiais usados pelo homem, fonte de calor para separar o sal da água em salinas naturais, dentre outras. A partir do domínio da eletricidade e do avanço da eletrônica, percebeu-se que é possível converter a luz solar diretamente em eletricidade, por meio de células fotovoltaicas.

Os primeiros painéis solares eram de baixa eficiência e caros. No entanto, novas pesquisas estão permitindo a redução do preço dos painéis e o aumento da eficiência na conversão de energia solar em energia elétrica, fazendo com que esses painéis se tornem cada vez mais comuns.

Dessa forma, torna-se relevante discutir as formas de uso da energia solar para a produção de eletricidade residencial, industrial, urbana e rural, apontando exemplos bem sucedidos do uso desse tipo de energia. Foram escolhidos exemplos de uso de energia solar para soluções inusitadas, como postes solares independentes para iluminação rural, de pousadas, hotéis, jardins e iluminação urbana. Também foi escolhido um projeto de bombeamento de água a partir da energia solar, além de ideias inovadoras para captação de forma criativa.


  1. OBJETIVOS
  1. GERAL

Identificar aplicações inovadoras da energia solar para uso residencial, industrial e rural.

  1. ESPECÍFICOS

• Analisar as vantagens e desafios do uso da energia solar;

• Identificar os avanços do uso de energia solar em diversas atividades humanas na atualidade.


  1. METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória qualitativa (ARMANI, 2001), pois através dela podem-se obter informações sobre o uso da energia solar em projetos comerciais e residenciais. Segundo Gil (2002, p.41) pesquisa exploratória tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explicito ou a construir uma hipótese. Dessa forma, recorreu-se a pesquisa bibliográfica em livros, jornais, artigos em bases de dados virtuais, revistas e sites especializados na Internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (114.4 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com