TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades desenvolvidas durante o período de estágio nos campos de eletricidade, residencial, construção, comercial e industrial

Trabalho acadêmico: Atividades desenvolvidas durante o período de estágio nos campos de eletricidade, residencial, construção, comercial e industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  1.164 Visualizações

Página 1 de 3

1 Introdução

Iniciando meu estágio de técnico em eletrotécnica na Powercamp soluções elétrica e automação em Abril de 2014, tive o objetivo de dar continuidade no meu aprendizado e adquirir experiência prática no ramo estudado.

A seguir apresento as atividades desenvolvidas durante esse período de estágio nas áreas de elétrica, instalações residenciais, prediais, comerciais e industriais, como manutenção preventiva e corretiva, e outros. E também atividades desenvolvidas no planejamento e administração de manutenção.

2 Histórico e estrutura organizacional da empresa

O objetivo da empresa é fazer com que a Powercamp seja referencia nas áreas de elétrica e automação.

O número de colaboradores é de quatro funcionários. A atuação ocorre na região metropolitana de Campinas, bem como em outros locais que necessitem dos serviços. A missão é prover soluções nas áreas de elétricas e automação, que garantam a viabilidade, economia, garantindo assim a satisfação total do cliente. A empresa tem como clientes fixos a, Axis-dova, Dismotor, Gráfica silvamarts, Alpha paper gráfica, RIP editores gráficos, gráfica flamboyant, Global soluções gráficas. Ela possui um ano de funcionamento. A empresa foi fundada em 01/03/13 por dois amigos que trabalhavam juntos e decidiram abrir seu próprio negocio. No começo foi difícil, como ocorre em todo novo negócio, mas com muito trabalho está ganhando espaço no mercado e conquistando novos clientes.

3 Atividades desenvolvidas

A primeira tarefa foi fazer uma instalação elétrica, realizando o seu Projeto Executivo. Esse projeto, bem como os trabalhos subsequentes de montagem, tem que obedecer a norma NBR 5410:2004, elaborada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Podemos considerar duas etapas no projeto: cálculo e dimensionamento e o desenho.

Para o cálculo e dimensionamento é necessário:

• Levantamento da potência ativa total (em watts), de acordo com as potências mínimas previstas para iluminação e tomadas.

• Cálculo do número de pontos de luz e de pontos de tomada, para uso geral, quer para uso específico, tais como chuveiros, torneiras elétricas, secadores e lavadores de roupa e aquecimento ou ar condicionado, bem como o levantamento das respectivas potências.

• Dimensionar o circuito de distribuição, entre o quadro do medidor e o quadro de distribuição ou quadro de luz.

• Definir o número de circuitos terminais, para os pontos de luz e de tomadas, e calcular as respectivas correntes elétricas, em ampares (A).

• Calcular a bitola ou seção padronizada dos condutores (fios ou cabos) desses circuitos.

• Calcular o diâmetro interno dos eletrodutos onde serão instalados os condutores.

• Dimensionar os disjuntores (cálculo da intensidade nominal) a aplicar no quadro do medidor e no quadro de distribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com