TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso de Argila Para Tratamento de Óleo Vegetal Residencial Pós Consumo

Por:   •  13/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

APRESENTAÇÃO

Tema: Uso de argila para tratamento de óleo vegetal residencial Pós consumo.

Usar argila avaliando sua potencialidade no tratamento de óleos vegetais residenciais pós-consumo para produção de biocombustível por meio das análises de viscosidade e teor de acidez.

Reciclagem de óleos vegetais pós-consumo:

No Brasil, muitos estabelecimentos comerciais como restaurantes lanchonetes, pastelarias, hotéis e residências jogam o óleo comestível de cozinha usado na rede de esgoto. Este óleo, mais leve que a água fica na superfície criando uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água comprometendo desta forma, a cadeia alimentar aquática – os fitoplânctons. Além disso, gera problemas de higiene e mau cheiro, a presença de óleos e gorduras na rede de esgoto causando o entupimento da mesma, bem como o mau funcionamento das estações de tratamento. Para retirar o óleo e desentupir são empregados produtos químicos muito tóxicos causando danos irreparáveis ao meio ambiente (ALBERICE & PONTES, 2004).

A reciclagem de óleos vegetais pós-consumo contribui para reduzir o descarte descontrolado e ambientalmente danoso, e tem preço competitivo. Contudo, o emprego deste óleo na produção de biodiesel requer um tratamento prévio à reação de transesterificação, que compreende a retirada de partículas sólidas contaminantes e a adequação da cor e odor. Com este propósito foram utilizadas argilas comerciais da para avaliar a sua potencialidade no descoramento de óleos vegetais pós-consumo para produção de biocombustível.

Argila:

De acordo com as propriedades catalíticas e adsortivas, as argilas bentoníticas ativadas são empregadas industrialmente como catalisadores, suportes catalíticos e adsorventes. Entretanto, em termos de consumo, o uso mais importante desse material é na purificação, descoramento e estabilização de óleos vegetais. A capacidade adsortiva desses materiais aumenta com o tratamento com ácidos fortes, geralmente são utilizados ácidos sulfúricos ou clorídricos. A presença destes ácidos modifica a estrutura das argilas (FOLETTO et al., 2001).

REFERÊNCIAS

ARAÚJO, E. P. Avaliação do efeito de argilas bentoníticas da Paraíba para descoramento de óleos vegetais pós-consumo. 110p. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais), Departamento de Engenharia de Materiais. Universidade Federal de Campina Grande, 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com