TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sais de bário

Abstract: Sais de bário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  Abstract  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Bário (Ba2+), Estrôncio (Sr2+) e Cálcio (Ca2+):

1. Bário (Ba2+):

• Teste de chama:

Os sais de bário, quando aquecidos na chama não-luminosa do bico de Bunsen, conferem uma cor verde amarelada à chama. Visto que a maioria dos sais de bário, com exceção do cloreto, é não-volátil, o fio de platina é umedecido com ácido clorídrico concentrado antes de ser mergulhado na substância. O sulfato é primeiramente reduzido a sulfeto na chama, então umedecido com ácido clorídrico concentrado e reintroduzido na chama.

• Solução de carbonato de amônio:

Precipitado branco de carbonato de bário solúvel em ácido acético e em ácidos minerais diluídos:

Ba2+ + CO32- BaCO3(s)

O ppt é ligeiramente solúvel em soluções de sais de amônio de ácidos fortes; isso se deve ao íon amônio que, sendo um ácido forte, reage com a base, o íon carbonato, CO32-, conduzindo à formação do íon hidrogenocarbonato, HCO3-, e por isso a concentração do íon carbonato da solução diminui:

NH4+ + BaCO3(s) NH3(g) + HCO3-

Se a quantidade de carbonato de bário for muito pequena, ele poderá dissolver-se completamente em altas concentrações de sais de amônio.

Procedimento:

Adicionar em tubos de ensaio separados, 10 gotas de M(NO3)2, onde M2+ = Ba2+, Sr2+ ou Ca2+. Adicionar a seguir 3 gotas de solução de carbonato de amônio. Agitar, aquecer o tubo em banho-maria e centrifugar o ppt. Após desprezar o sobrenadante, separar os precipitados em 2 partes. Uma parte deve ser tratada com algumas gotas de cloreto de amônio e a outra com algumas gotas de ácido acético. No caso do tratamento do ppt com cloreto de amônio o ppt deverá permanecer inalterado enquanto no caso do tratamento com ácido acético deverá haver dissolução do ppt. Considere os equilíbrios:

MCO3(s) M2+ + CO32- (1)

...

Baixar como  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »