TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Por:   •  25/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.549 Palavras (27 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

 Ministério da Educação

Secretaria de Educação Profissional

e Tecnológica

Ana clara rocha bomfim

Petróleo

EUNÁPOLIS

Novembro de 2018

Ana Clara Rocha Bomfim

Petróleo

Pesquisa apresentada ao Curso de edificações  do IFBA- Instituto Federal da Bahia, como requisito parcial para obtenção da média, na disciplina  de química, ministrada pela professora Helenice.

EUNÁPOLIS

Novembro de 2018

Sumário

Introdução............................................................................................................... 4

História do petróleo................................................................................................ 5

Usos do petróleo na atualidade............................................................................ 6

Teorias sobre a origem do petróleo.......................................................................6

Teorias inorgânicas...................................................................................................7

Teorias orgânicas ...................................................................................................10

Derivados do petróleo...........................................................................................12

Qualidade do petróleo...........................................................................................14

Tipos..................................................................................................................... 14

Principais países produtores............................................................................. 15 Guerras motivadas pelo petróleo .......................................................................16

Petróleo no Brasil.................................................................................................17

Plataformas de petróleo brasileiras....................................................................17

Pré-sal....................................................................................................................18

Curiosidades.........................................................................................................20

Referências bibliográficas...................................................................................21

Pergunta................................................................................................................22

Introdução

O termo petróleo deriva do latim petroleum, onde petrum significa pedra e oleum significa óleo, tendo como significado o termo “óleo da pedra”. É um líquido viscoso, menos denso que a água e formado por uma mistura complexa de compostos orgânicos, principalmente hidrocarbonetos (compostos cujas moléculas são formadas somente por átomos de carbono e de hidrogênio) associados a pequenas quantidades de outras classes de compostos que contêm nitrogênio, oxigênio e enxofre.

É conhecido por muitos como “ouro negro”, por ser um composto escuro bastante valioso em termos econômicos. Existem diversas teorias a respeito de sua origem, que são divididas em dois grandes grupos: teorias biogênicas e as teorias abiogênicas.

As teorias biogênicas, também chamadas de orgânicas, são aquelas nas quais a origem do petróleo deriva de restos de animais e plantas, isto é, dos produtos bioquímicos incorporados às rochas sedimentares durante a sedimentação.

Enquanto a teoria abiogênica atribui ao petróleo uma origem exclusivamente abiogênica, a partir de sínteses inorgânicas.

As grandes reservas de petróleo se encontram, predominantemente, em países do oriente médio e sua extração é custosa e, muitas vezes, de difícil acesso, tendo riscos para os trabalhadores e para o meio ambiente.

Este trabalho busca falar sobre algumas das diferentes teorias sobre a origem do petróleo, seus derivados, histórico, qualidade, petróleo no Brasil e no mundo, pré-sal, acidentes na sua exploração, principais plataformas brasileiras e algumas curiosidades.

História do petróleo

O petróleo é conhecido desde a mais remota antiguidade. Isto porque, sendo um fluido em equilíbrio precário na subsuperfície, tem a tendência de escapar para a superfície sob a forma de exsudações, expondo-se à curiosidade dos homens.

A utilização do petróleo, para os mais diversos fins, pelas civilizações mais antigas, está bem documentada na literatura. A Bíblia, por exemplo, apresenta diversas citações, como a calafetagem da arca lendária construída por Noé, em preparação para o advento do dilúvio.

Os fenícios utilizaram largamente o “betume”, material que pode tanto ocorrer na natureza como ser obtido artificialmente, em processo de destilação do petróleo, para calafetamento de suas embarcações. Na Mesopotâmia e no Egito, o petróleo era bastante utilizado como argamassa nas construções, na pavimentação das estradas e outras finalidades, como no processo de embalsamento, muito difundido no Egito.

No Novo Mundo, o petróleo também era conhecido desde tempos remotos. Índios pré-colombianos, como os Karnkawa dos Texas (E.U.A), utilizavam este produto para decorar e impermeabilizar seus potes de carâmicas. Os incas, os mais e outras civilizações índias antigas também estavam bem familiarizadas com o petróleo, dele se aproveitando para diversos fins (remédios, combustível, artefatos bélicos etc.).

O homem, com tantas utilizações do petróleo em épocas mais remotas, certamente, passou a especular sobre a origem deste fluido desde a primeira vez que veio a utilizá-lo, por curiosidade ou intuição. Entretanto, somente a partir dos três últimos séculos, é que o assunto passou a ter tratamento aprofundado e de caráter científico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48 Kb)   pdf (372.5 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com