TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DO PROFISSIONAL DA SECRETARIA EXECUTIVA

Por:   •  9/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.204 Palavras (9 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 9

       [pic 1]

A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DE UM PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO.

                                   

                     [pic 2]

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da Inteligência Emocional (IE) e além de demonstrar como é o perfil atual do profissional de secretariado, para então fazer a comparação dos dados levantados a fim de se tentar chegar ao entendimento de que as habilidades emocionais contidas no perfil atual deste Profissional se encontram dentro dos principais domínios da Inteligência Emocional.


Serão apresentadas as competências imprescindíveis de: conceitos sobre IE e a relação dos mesmos com qualidade de vida e o sucesso profissional. Foram abordados temas como autoconhecimento, autocontrole, motivação, intuição, o papel das emoções, resolução de problemas, Tomada de decisão, Racionalidade no processo de tomada de decisão, que são a base para o desenvolvimento da IE.

Nos últimos anos, presencia-se a publicações de revistas, livros, palestras e entrevistas sobre inteligências múltiplas, tendo como foco a importância da inteligência Emocional na vida dos indivíduos dentro das organizações.

O profissional de secretariado executivo possui uma posição estratégica na organização, pois possui acesso às informações em primeira mão e uma visão sistêmica do processo organizacional que irá propiciar de forma direta seu poder de articulação.

A profissão de secretário executivo vem sofrendo mudanças ao longo do tempo, e atualmente, a expectativa além de desenvolver trabalhos rotineiros como controle de agenda e organização de eventos, arquivos, elaboração de documentos e etc. É a de assessorar de uma forma mais dinâmica aos executivos, atuando como gestor e empreendedor, e tomador de decisões, obtendo o sucesso, alcançando-o. Além da capacidade de executar uma tarefa de forma criativa, necessita possuir conhecimentos, habilidades e atitudes. Essas características quando integradas e utilizadas estrategicamente, possivelmente auxiliam a atingir com sucesso os resultados esperados pela organização, neste caso a secretária tem a necessidade de desenvolver cada vez mais a inteligência emocional.

Segundo Gomes (2012, p.1), a palavra decisão é formada de (latim que significa parar, extrair), ela antepõe à palavra caede (que significa cindir, cortar). A palavra decisão significa “parar de cortar” ou “deixar fluir”.

Toda decisão é um processo de preparação que não tem fórmula extra, pois depende de vários fatores: o tempo, os recursos, habilidades disponíveis, os objetivos e a compreensão contextual. No caso do profissional de secretariado executivo, o mesmo tem responsabilidades delegadas por seu executivo, e nessa oportunidade poderá colocar em prática competências que possivelmente lhe conduzirão a resultados positivos.

Cada vez que estes profissionais avançam profissionalmente necessitam de se adaptar às diversas situações do dia à dia exigidas pelas organizações, bem como a todo ambiente de trabalho e as exigências dos cargos que possam vir a alcançar, e o uso da IE neste momento são técnicas orientadas a serem aplicadas para obtenção resultado desejado.

Torna-se cada vez mais evidente que, além da capacidade de executar as atividades técnicas, é exigido também que aos profissionais de secretariado executivo saibam se comunicar, que tenham a capacidade de trabalhar em equipe, saibam exprimir e absorver opiniões e que sejam cooperativos.

 

         

2 TEMA

                A inteligência emocional de um profissional de secretariado executivo.

2.1 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

O propósito fundamental deste trabalho monográfico será buscar dados sobre a Inteligência Emocional, podendo, através dele, observar a inteligência e comportamento do profissional de secretariado, assim como influência, ajudar seu executivo a alcançar o êxito nas tomadas de decisões nas organizações.

Espera-se verificar se o profissional de secretariado executivo desenvolve somente trabalhos rotineiros, como controle de agenda e organização de eventos, ou seja, desenvolve somente técnicas secretarias ou assessoram de forma dinâmica aos executivos, aplicando a competência das técnicas emocionais. Tendo assim, uma maior percepção dos problemas, analisando cada situação com clareza e inserindo boas alternativas para solucionar os problemas rotineiros das organizações.

A utilização dos conhecimentos das secretárias executivas influencia a solução de problemas nos relacionamentos internos da organização?

2.2 OBJETIVOS

2.2.1 Geral

Identificar se há avanço do profissional de secretariado e sua influência na Inteligência Emocional.

2.2.2 Específicos

  • Compreender as técnicas de inteligência emocional utilizando-as para resolver situações de conflito;
  • Comparar de maneira coerente e coesa as técnicas da inteligência emocional;
  • Explorar as competências interpessoais para melhor convívio entre os membros da organização;
  • Identificar melhores maneiras de auxiliar o gestor, e de mostrar um bom desempenho do profissional da área de secretariado executivo.

2.3 JUSTIFICATIVA

O profissional de secretariado executivo desempenha hoje na organização, muitas tarefas que antigamente não lhes eram atribuídas e tem apresentado profissionais qualificados para desempenhar a função de assessoramento dos gerentes, porém, o poder está delimitado em algumas tarefas. Para dar suporte e auxílio ao seu gestor, o secretariado executivo tem conhecimento de como tomar a decisão certa e com eficiência e passou a ter em sua formação acadêmica disciplinas que lhe tragam maior colaboração para lidar com os processos decisórios da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (224 Kb)   docx (103 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com