TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Semelhante Dissolve Semelhante?

Por:   •  30/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.203 Palavras (9 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

                         

JENIFER DE SOUSA SANTOS

LEIDIANE SOUZA SANTOS

RAIMUNDO DOS SANTOS CARDOSO

TIALLA DAIANE DE OLIVEIRA MENDES

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NA UNIDADE CURRICULAR PRINCÍPIOS DE QUÍMICA E MICROBIOLOGIA

Semelhante dissolve semelhante?

Alagoinhas – Bahia

abril / 2016

JENIFER DE SOUSA SASTOS

LEIDIANE SOUZA SANTOS

RAIMUNDO DOS SANTOS CARDOSO

TIALLA DAIANE DE OLIVEIRA MENDES

Relatório de atividades práticas desenvolvidas no laboratório da Instituição Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- SENAI, sob orientação da Prof.ª Jamile Batista.

Alagoinhas - Bahia

2016.1

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO …………………………………………………………..01
  2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA..............................................................01
  3. OBJETIVO...................................................................................................03
  4. EXPERIMENTO 01....................................................................................03
  1. Materiais necessários.............................................................................03
  2. Procedimento experimental..................................................................03
  3. Resultados e discussões.........................................................................03
  1. EXPERIMENTO 02....................................................................................04
  1. Materiais necessários.............................................................................04
  2. Procedimento experimental .................................................................04
  3. Resultados e discussões ........................................................................05  
  1. CONCLUSÃO .............................................................................................06
  2. BIBLIOGRAFIA …………………………………………………………07
  1. INTRODUÇÃO

  O presente relatório foi elaborado após aula prática (ou experimental) realizada no dia 14 de abril de 2016, cujos experimentos foram ministrados pela Profª Jamile Batista em demonstração aos alunos do curso do turno noturno Tec. em Química- SENAI, com o propósito de analisar e comentar os conteúdos abordados em sala de aula com a vivência exposta no laboratório da instituição para os alunos.  

Tendo em vista que experiências educativas facilitam a concretização do aprendizado, esta atividade prática tem como objetivo facilitar a compreensão dos conteúdos teóricos expostos aos alunos em sala de aula de conceitos solubilidade e interações intermoleculares, estimulando-os a questionar, responder, observar, explorar, analisar, comparar e compreender a situação problema, levando ao desenvolvimento de novos conhecimentos e a efetivação do aprendizado.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Eletronegatividade é a medida da tendência mostrada por um átomo ligado em atrair os elétrons de valência. A tendência varia periodicamente com o número atômico devido a uma variação da carga nuclear efetiva e do raio atômico. A polaridade de ligação depende da diferença entre as eletronegatividades dos átomos ligados. Se dois átomos possuem a mesma eletronegatividade (porque são átomos do mesmo elemento), uma ligação covalente entre eles é não-polar, porque a distribuição da nuvem eletrônica do par compartilhado é simétrica entre os átomos ligados. Numa ligação entre átomos que possuem eletronegatividades diferentes, as diferentes forças de atração pelos pares compartilhados levam a um compartilhamento desigual. Assim, a nuvem de carga do par compartilhado é atraída para mais próximo do átomo mais eletronegativo, resultando numa ligação covalente polar. Quando as eletronegatividades dos átomos que se ligam são muito diferentes, não há compartilhamento de elétrons e a ligação é iônica.

A molécula da água O) é triatômica, e polar devido a sua geometria molecular ser angular, onde a característica das suas ligações e como também sua estrutura molecular quando em contato com em estruturas orgânicas têm influência direta no processo de dissolução. [pic 2]

O processo de solubilização de uma substância química resulta da interação entre a espécie que se deseja solubilizar (soluto) e a substância que a dissolve (solvente), e pode ser definida como a quantidade de soluto que dissolve em uma determinada quantidade de solvente, em condições de equilíbrio. A solubilidade é uma propriedade física (molecular) importante que desempenha um papel fundamental no comportamento das substâncias químicas.

A solubilidade de uma substância orgânica (como por exemplo o álcool) está diretamente relacionada com a estrutura molecular, especialmente com a polaridade das ligações e da espécie química como um todo (momento de dipolo). Geralmente, os compostos apolares ou fracamente polares são solúveis em solventes apolares ou de baixa polaridade, enquanto que compostos de alta polaridade são solúveis em solventes também polares, o que está de acordo com a regra empírica de grande utilidade: “polar dissolve polar, apolar dissolve apolar” ou “o semelhante dissolve o semelhante”. A solubilidade depende, portanto, das forças de atração intermoleculares que foram documentadas por Van der Waals, e podem ser atrativas ou de repulsão, a depender da existência e orientação dos dipolos, e da distância entre as moléculas com a orientação adequada.

As forças intermoleculares afetam as propriedades físicas das substâncias, tais como, ponto de ebulição, ponto de fusão, solubilidade, e dependem intimamente das características estruturais do composto analisado e podem ser de tipos diferentes como forças de dispersão, interações dipolo-dipolo e ligações de hidrogênio (ou pontes de hidrogênio).

Diversos compostos orgânicos como o etano (, apresentam-se comumente como espécies insolúveis em água e outros solventes polares, uma vez que são espécies apolares. As moléculas de água, fortemente polares, estão unidas umas às outras por fortes interações dipolo-dipolo, e as novas forças atrativas que poderiam se estabelecer entre as moléculas de água e as moléculas de etano são fracas, não compensando energeticamente o processo de dissolução. Por outro lado, o etanol ou álcool etílico (), dissolve-se tanto na água quanto na gasolina. Isso nos permite concluir que ele deve apresentar características polares, como as da água, a apolares, como as da gasolina. As interações dipolo-dipolo que se estabelecem entre as moléculas de água e as de etanol (ligações de hidrogênio) são da mesma ordem de grandeza das atrações do mesmo tipo existentes entre as moléculas do etanol, bem como entre as moléculas de água. [pic 3][pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (153.3 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com