TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário Didática e Praticas

Por:   •  12/3/2022  •  Seminário  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 3

Abordagem tecnicista

 SURGIMENTO/PERÍODO EM DESTAQUE:
Surge nos Estados Unidos na segunda metade do século XX, sendo introduzida no Brasil nos anos de 1960 e No Brasil chamou-se de Tecnicismo Educacional, tendo uma forte influência do Behaviorismo. Essa teoria buscava atender as exigências da sociedade industrial.

CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Tem como objetivo se adequar aos modelos de produção do sistema capitalista. Os professores tinham que incutir na mente dos alunos os padrões exigidos. Nessa tendência o mais importante do que aprender, é o aprender a fazer. Seus princípios são: Racionalidade, eficiência e produtividade.

 PRINCIPAIS DEFENSORES:
No Brasil, essa tendência foi adotada pelos Militares, no período da Ditadura Militar. Não sei se alguns de vocês viveram na época em que tinha padrão para tudo, começando da farda até as filas em ordem para cantar o hino.

COMCEPÇOES: O HOMEM, SOCIEDADE CULTURA.
O homem apenas tinha que produzir, produzir e produzir. A Sociedade não tinha voz, independente do que era certo errado ético ou não, as pessoas apenas faziam seus trabalhos, e não tinham o direito de questionar. A cultura deles era totalmente voltada para a parte social, capitalista. Essa sociedade tinha que ser moldada para cumprir os padrões impostos.

PAPEL DA ESCOLA DO PROFESSOR E ALUNO.
A escola funciona como modeladora do comportamento humano, ela ditava como o aluno deveria ser e como se comportar, através de técnicas especificas. Tanto Professores como Alunos não eram valorizados pois suas limitações e opiniões pouco importavam, o padrão era aquele e deveria ser seguido. Nessa tendência o que era valorizado eram as indústrias, tecnologias e o capital. O professor passava as verdades cientificas para os alunos, sendo incontestável. O aluno não possuía nenhum tipo de autonomia.

PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
O que era considerado importante na abordagem tecnicista, era produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho, mão de obra qualificada. A escola atuava no aperfeiçoamento da ordem social, articulando-se diretamente com o sistema produtivo, empregando o controle comportamental nos alunos. As crianças e adolescentes tinham que ter um padrão de comportamento único, então basicamente eles queriam robôs. Tinham regras e horários para tudo.

FUNÇÃO DOS CONTÉUDOS ESCOLARES.
Os conteúdos são baseados em informações e em princípios científicos de leis. Tinham como objetivo torna indivíduos competentes, de modo semelhante ao que ocorria no modelo fabril. As crianças tinham que se comportar como se estivessem em uma fábrica, cumprindo todas as regras e demandas lhes impostas.

METODOLOGIA EMPREGADA.
O Aluno é visto como depositário passivos dos conhecimentos, que devem ser acumulados na mente através de associações. Eles precisam ter basicamente um HD no cérebro porque não podiam esquecer nada. O professor é quem deposita os conhecimentos, pois ele é visto como um especialista na aplicação de manuais, sendo sua prática extremamente controlada. Ou seja, não tinha voz nem vez, tudo era como os padrões ditavam. Nada de ser criativo.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM.
Avaliação: Ênfase na produtividade do aluno, ocorre ao final do processo com a finalidade de constatar se os alunos adquiriram os comportamentos desejados. Prova escrita e comportamento. Jonston ira falar um pouco mais sobre isso afrente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (34.8 Kb)   docx (214.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com