TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solubilidade E Polaridade

Trabalho Escolar: Solubilidade E Polaridade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  1.533 Palavras (7 Páginas)  •  1.239 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho visa relatar os testes de solubilidade e polaridade de algumas substâncias, com objetivo de classifica los de acordo com sua interação com determinados solventes, os quais serão identificados na prática laboratorial e, por conseguintes descrevidos..

Os exercícios consistem em determinara polaridade dos solventes através de aproximacção de objetos polarizados, determinar solubilidade x polaridade combinando solutos como óleo de soja, cloreto de sódio, nafataleno e iodo, recristalização, filtração, apontar miscibilidade e densidade de líquidos através de misturas e extração por solventes.

Em tal experimento orientado, as condições não são as ideias para considerações a níveis técnicos, mesmo assim, os resultados obtidos, foram de níveis a satisfazer o conhecimento da competência, propiciando assim, um novo conhecimento sobre solubilidade e polaridade de algumas substâncias..

2. OBJETIVOS

- Determinar a polaridade dos solventes água, etanol e querosene;

- Comprovar a regra semelhante dissolve semelhante;

- Realizar um processo de extração liquido-liquido;

- Realizar um processo de recristalização;

- Realizar uma filtração comum.

3. REFERENCIAL TEÓRICO

- A maioria das informações foram coletadas da apostila trabalhada em aula “Introdução ao Laboratório de Química” da Professora Dra. Eduarda de Magalhães Dias Frinhani.

- Algumas informações foram retiradas do Sítio visitado: http://www.ebah.com.br/search?q=solubilidade+e+polaridade referente a um relatório do curso Licenciatura em Química – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, produzido por Tiago Torquato Virginio Oliveira.

- RUSSEL,john B.Química Geral.São Paulo,Mcrawhill,1992

4. METODOLOGIA

Para tal experimento em laboratório foram utilizados os seguintes materiais e reagentes:

- Béquer de vidro de 50mL

- Bastão de plástico ( caneta esferográfica )

- Bastão de vidro

- Buretas de 25 mL

- Espátula

- frasco para descarte

- Funil de separação

- Funil de vidro

- Garra, aro com garra e suporte universal

- Pipeta graduada e pera

- Papel filtro

- Pisseta com água destilada

- Tubos de Ensaio

- Ácido acetil salicílico

- Iodo (I2) ressublimado

- Etanol (CH3CH2OH)

- Metanol (CH3OH)

- Naftaleno (C10H8)

- Óleo de soja

- Butanol

- Cloreto de sódio (NaCl)

- Querosene

- Rolhas de borracha

- Solução aquosa saturada de iodo – 0,33%.

- Naftaleno P. S.

O processo de investigação para determinar polaridade de substâncias, solubilidade x polaridade, recristalização, filtração, miscibilidade de líquidos e extração, foi o seguinte:

1) Para identificar a poladidade dos solventes montamos um sistema com tês buretas de 25mL, utilizando se de aro com garra e suporte universal, com um béquer de 50mL sob cada uma delas.

A primeira bureta foi completada com água (H2O), a segunda com etanol (CH3CH2OH) e aterceira com querosene, identificando as mesmas. Iniciado atrito com um bastão de plástico contra cabelo, ou flanela. Em paralelo foi aberto a torneira da bureta, gerando um fio de água à uma altura aproximada de 10 cm, iniciou se pela primeira que continha água prosseguindo com as demais.

2) Solubilidade x polaridade, foi númerado tês tubos de ensaios, utilizado as buretas ja montadas conforme item anterir, adicionados 5 mL de água, etanol e querose respectivamente em cada tubo acrecentando 5 gotas de de óleo de soja em cada um dos três tubos. Realizado o tamponamento dos tubos e agitado cada um isoladamente observando as reações. Após anotações foi realizado o descarte do material em local apropriado. Novamente adicionado 5mL de água, etanol e querosene respectivamente em cada tubeto, porém agora adicionamos uma pequena quantidade de cloreto de sódio (NaCl) em cada recepiente, repetimos o processo de tamponamento, agitação, observação e descarte do material. Iniciamos uma nova análise seguindo a mesma sequencia citada anteriormente, adicionando a esta uma pequena quantidade de naftaleno (C10H8) em cada tubo, posteriormente anotando as reações ocorridas.

3) Recristalização, em um béquer de 50mL contendo 0,5g de ácido acetil salicílico foi adicionado 5mL de metanol (CH3OH) até a dissolução completa do sólido, após constatar a total dissolução acrescentou se a mistura homogênia, 20mL de água destilada, agitando se a mistura intensamente com o bastão de vidro.

4) Filtração, utilizando um béquer de capacidade compatível com a necessidade de material ser filtrado, e em posse de papel filtro previamente pesado dobrado em formato cônico para encaixe em um funil de vidro, foi realizado a transferência da mistura utilizada no processo anterior de recristalização, o qual continha ácido acetil salicílico, metanol e água. Transferência completa, colocou se o papel filtro em um vidro relógio, o qual ficou alojado em uma estufa de secagem à 105 °C até sua massa ficar constante.

5) Miscibilidade de líquidos, utilizando buretas contendo água, etanol e querose e uma pipeta graduada e pera para medição de butanol, foi preparado seis misturas em seis tubos de ensaios nesta ordem:

1 – 3mL de água + 1mL de etanol;

2 – 3 mL de água + 1 mL de butanol;

3 – 3 mL de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com