TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Soluções e suas Propriedades

Pesquisas Acadêmicas: Soluções e suas Propriedades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 5

Cederj

Relatório da Prática 4- Química I

Aluno: Felipe Grassine de Oliveira

Matrícula: 13214070094

Turma: Sábado – 09:00 as 11:00 horas

Soluções e suas Propriedades

1 Introdução

As soluções são definidas como, misturas homogêneas de duas ou mais substâncias. Podem ser encontradas em qualquer um dos três estados da matéria (solido, líquido e gasoso).

A Concentração de soluto presente estabelece diferentes comportamentos em uma solução como, ter uma solução ideal, saturada, concentrada e supersaturada (meta instável).

2 Objetivo

Compreender a definição de soluto, solvente e solução, preparar e identificar soluções de concentrações diferentes, diferenciar as fases das misturas e determinar se as soluções são miscíveis ou imiscíveis.

3 Procedimento Experimental

• 3.1 Solução Supersaturada

(a) Em uma proveta de 10mL, meça 0,5mL de água destilada em seguida despeje no tubo de ensaio, pese na balança digital ± 1,5g de acetato de sódio hidratado (CH3COONa* 3H2O), aqueça a uma temperatura de 100ºC até que haja a solubilização total, deixe a solução parada para esfriar e ficar estável na estante de tubo de ensaio.

Depois de esfriar acrescente alguns cristais de acetato de sódio (CH3COONa).

(b) Após esse processo pegue o tubo de ensaio e solubilize de novo o Acetato de sódio (CH3COONa) reaquecendo a 100ºC, resfrie sem nenhum atrito . Resfriada a solução atrite a parede interna do tubo de ensaio com um bastão de vidro.

OBS: Foi usado papel higiênico para enrolar perto da boca do tubo de ensaio para aquecê-lo no bico de Bunsen. Pois não havia no laboratório algo especializado para isso.

• 3.2 Calor de Dissolução

(a) Numa proveta de 10mL, meça 1mL de água destilada, e despeje no tubo de ensaio, acrescente 3 gotas de ácido sulfúrico 18M (H2SO4).

(b) Em uma proveta de 10mL meça 1mL de água destilada, adicione alguns cristais de cloreto de amônia (NH4Cl).

OBS: Foi usado papel higiênico para enrolar perto da boca do tubo de ensaio para aquecê-lo no bico de Bunsen. Pois não havia no laboratório algo especializado para isso.

• 3.3 Influência da temperatura na solubilidade

(a) Em uma proveta de 10mL, meça 1mL de água destilada e despeje no tubo de ensaio, pese na balança digital ±1,5g de nitrato de potássio (KNO3) e coloque no mesmo tubo de ensaio que contenha a água destilada, aqueça a 100ºC até que haja a solubilização total do sal, deixe a solução esfriar.

(b) Numa proveta de 10mL, meça 1mL de solução saturada de acetato de cálcio Ca(CH3COO)2, aqueça a solução a 100ºC, deixe esfriar na estante de tubo de ensaio.

OBS: Foi usado papel higiênico para enrolar perto da boca do tubo de ensaio para aquecê-lo no bico de Bunsen. Pois não havia no laboratório algo especializado para isso.

• 3.4 Líquidos miscíveis e imiscíveis

(a) Numa proveta de 10mL, meça 0,5mL de etanol e despeje no tubo de ensaio, meça numa proveta de 10mL, 0,5mL de água destilada e despeje no mesmo tubo de ensaio do etanol, misture os líquidos.

(b) Numa proveta de 10mL, meça 1mL de água destilada e despeje no tubo de ensaio, meça numa proveta de 10mL, 0,5mL de éter de petróleo e despeja no mesmo tubo de ensaio da água destilada, agite a mistura.

(c) Numa proveta de 10mL, meça 3mL de solução aquosa de iodo e despeje no tubo de ensaio, depois meça em uma proveta de 10mL, 1mL de éter de petróleo e despeje no mesmo tubo da solução aquosa de iodo, agite e misture.

(d) Numa bureta de 50mL (usada para titulação), coloque 25mL de água destilada e complete o restante do volume com o etanol puro, misture os líquidos.

(e) Numa proveta de 10mL, adicione 5mL de gasolina comercial e acrescente 2,5mL de água destilada, agite a solução.

OBS: Após a experiência, o Iodo e o Ácido Sulfúrico (H2SO4) são descartados em recipientes definidos pela professora.

4 Resultado e Discussão

• 4.1 Solução Supersaturada

(a) Ao aquecer a solução de água destilada com acetato de sódio hidratado (CH3COONa*3H2O), a solução solubiliza, após seu esfriamento é adicionado a solução alguns cristais de acetato de sódio (CH3COONa), é observado que após a colocada dos cristais, ocorre a cristalização da solução, formando cristais em forma de agulha.

(b) Ao reaquecer a solução e esfriá-la sem atrito, a solução permanece estável, mas quando a parede interna do tubo de ensaio é atritado pelo bastão de vidro, a solução precipita e se torna supersaturada, pois a solução não voltará naturalmente a ser instável, só por métodos químicos.

(c) Propriedades físicas do acetato de sódio (CH3COONa)

Descrição física: Pó branco cristalino

Massa molecular: 136,08 (hidratado), 82,04 (anidro); Densidade: 1,45 (hidratado);

Densidade relativa: 1,528g/mL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com