TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE DE UM “PLÁSTICO INORGÂNICO”: ENXOFRE

Por:   •  20/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  1.334 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal do Amazonas – UFAM[pic 1]

Instituto de Ciências Exatas - ICE

Departamento de Química - DQ

Curso: Química Bacharelado

                                        

PRÁTICA IV:

SÍNTESE DE UM “PLÁSTICO INORGÂNICO”: ENXOFRE

Disciplina: Química Inorgânica Experimental II – IEQ653

Prof. Dr. Marlon de Souza Silva

Aluna: Liviane do Nascimento Soares                                        21000138

Manaus, Fevereiro de 2014


  1. INTRODUÇÃO TEÓRICA

O enxofre (S) é um sólido amarelo pálido, inodoro, sem sabor, insolúvel em água, quebradiço e mal condutor de eletricidade. Existe em diferentes formas, sendo a ortorrômbica (às vezes chamada de rômbica) e a monoclínica as duas formas cristalinas mais importantes. A forma ortorrômbica (enxofre α), estável à temperatura ambiente, inclui o enxofre comum e as flores de enxofre (uma forma finamente dividida obtida por sublimação e resfriamento).

A forma monoclínica ou prismática (enxofre β), S8, é obtida quando o enxofre líquido é esfriado lentamente, formando cristais longos e finos como agulhas. É estável entre 96°C e 119 °C. No entanto, à temperatura ambiente (≈25° C), a forma monoclínica transforma-se lentamente na ortorrômbica. Curiosamente, quando o enxofre fundido é resfriado bruscamente (por exemplo, despejando-o em água fria), transforma-se numa forma mole, grudenta, elástica, não-cristalina, chamada de enxofre amorfo ou plástico. As formas ortorrômbica e monoclínica são facilmente solúveis em dissulfeto de carbono (CS2); no entanto, a forma amorfa é insolúvel nesse mesmo solvente.

As variedades alotrópicas do enxofre surgem pelas diferentes formas de ligação entre os átomos e também pela arrumação das moléculas poliatômicas de enxofre. Há relatos de cerca de 30 alótropos, porém muitos parecem ser misturas. Oito parecem ser realmente formas distintas, das quais cinco contêm anéis de enxofre e três outras possuem cadeias abertas. Assim, existem S12, S10, S8, S6, todas cíclicas, S2 e mesmo S, forma monoatômica que predomina a temperaturas acima de 1.800º C.


  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Materiais:

Reagentes:

  • Tubos de ensaio;
  • S(s);
  • Béquer;
  • Ca(s);
  • Chapa Aquecedora;
  • Fe(s).
  • Bico de Bunsen;

  • Espátulas;

  • Seringa.

Métodos:

Em um béquer de 25 mL adicionou-se 2/5 de seu volume com enxofre em pó. Aqueceu-o lentamente em uma chapa aquecedora até sua fusão e o despejou em outro béquer contendo água gelada com e sem auxílio de uma seringa.

Para se investigar a reação de enxofre e cálcio e enxofre e ferro, fez-se uso tanto do enxofre sólido quanto do enxofre em forma de “plástico inorgânico” obtido anteriormente. Misturou-se enxofre sólido com cálcio metálico em um tubo de ensaio e aqueceu-o com o auxílio de um bico de bunsen. O mesmo procedimento foi realizado com o fero. Repetiu-se os procedimentos com ferro e cálcio metálico, mas utilizando o “plástico inorgânico” no lugar do enxofre sólido.

 


  1. OBJETIVOS
  1. Estudar as propriedades de um plástico inorgânico.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Ao aquecer-se o enxofre em pó, o mesmo fundiu-se e quando derramado na água fria, imediatamente formou uma liga plástica, de cor marrom amarelado, em função de seu resfriamento brusco, que fez com que as unidades de dezesseis átomos de enxofre, formadas durante a fusão que rompeu as unidades S8, permanecessem unidas formando uma longa cadeia que pode chegar a um milhão de átomos de enxofre (se o resfriamento fosse lento, voltar-se-ia ao ponto de partida: unidades S8).

O vapor amarelado que saiu lentamente durante a fusão é constituído essencialmente por ciclos S8, mas contém moléculas de S2 em mínima quantidade que apresentam cheiro forte característico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (301.8 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com