TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual A Diferença Entre PR E PL

Pesquisas Acadêmicas: Qual A Diferença Entre PR E PL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  3.121 Visualizações

Página 1 de 2

Qual a diferença entre PR, PL e bonus?

De acordo com o site www.clickcarreira.com.br, no mercado de trabalho há alguns mecanismos para incentivar e recompensar quem mostra serviço, sendo que a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e o bônus são os mais praticados. Tanto a PRL quanto o bônus são incentivos salariais variáveis oferecidos ao trabalhador que atinge metas, sejam elas coletivas ou individuais. No entanto existem algumas diferenças. O pagamento da PRL é mandatório, isto é, exigido por Lei, e é negociado entre a empresa e os sindicatos ou órgãos de classe. Já o bônus é opcional, ou seja, é uma escolha de cada empresa firmar – ou não – este tipo de bonificação com seus funcionários. Diferentemente da PLR, o bônus não é atrelado a resultados nem obrigatório por Lei e é mais praticado em cargos de gestão (gerentes, diretores e presidentes). Com esse tipo de iniciativa, as empresas buscam reconhecer os méritos de seus funcionários e fazer com que eles permaneçam na companhia. O Programa de Participação nos Lucros e Resultados é um tipo de remuneração variável, uma ferramenta, bastante utilizada pelas empresas, mundialmente, que auxilia no cumprimento das estratégias das organizações. Também conhecido como PLR, esse programa visa o alinhamento das estratégias organizacionais com as atitudes da pessoas dentro do ambiente de trabalho, pois só será feita a distribuição dos lucros aos funcionários casos algumas metas pré-estabelecidas sejam cumpridas.

A Participação nos Lucros ocorre quando os funcionários têm direitos à parte do resultado econômico da atividade fim da empresa, ou seja, (vendas – custos e despesas operacionais), sejam elas fixas ou variáveis, apuradas semestralmente ou anualmente. Já a Participação nos Resultados visa estabelecer metas sobre os resultados e implica o alcance de objetivos já combinados desde a proposta de implantação, ou seja, metas de vendas redução de devolução de mercadorias entre outros.

O programa é na verdade o vínculo, um elo entre esses dois tipos de programas acima representados, ou seja, é o pagamento aos funcionários devido a resultados planejados tais como, que requer esforços de superação, assim como maior nível de participação das equipes e dos funcionários.

Costa (1997) salienta que é “imprescindível estabelecer a existência de lucro como condicionante financeira para a distribuição da quantia aos profissionais caso atinjam as metas”, porém, caso se busque a redução de prejuízos, então se poderá traçar tal intenção como meta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com