TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE DO SALICILATO DE METILA; SÍNTESE DO ACETATO DE ISO-AMILA

Por:   •  11/6/2018  •  Dissertação  •  2.075 Palavras (9 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Universidade do Sul de Santa Catarina- UNISUL

Curso de Engenharia Química.

SÍNTESE DO SALICILATO DE METILA; SÍNTESE DO ACETATO DE ISO-AMILA

Tubarão, 2018

SÍNTESE DO SALICILATO DE METILA; SÍNTESE DO ACETATO DE ISO-AMILA

Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Síntese da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Prof. Dr. Jonathan Alexsander Bork

Tubarão, 2018

LISTA DE FIGURAS

Figura 1  Reação de esterificação de Fisher catalisada por ácido        7

Figura 2 Extração do salicilato de metila no funil de decantação, separando a fase aquosa da fase orgânica        12

Figura 3 Extração do acetato de isoamila no funil de decantação, separando a fase aquosa da fase orgânica        14


LISTA DE TABELAS

Tabela 1 Materiais utilizados nas práticas        9

Tabela 2 Reagentes utilizados na prática        9


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        6

2.        REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        7

3.        MATERIAIS E REAGENTES        9

3.1. Materiais        9

3.2. Reagentes        10

3.3. Metodologia        11

3.3.1. Prática do Salicilato de Metila        11

3.3.2. Prática do Acetato do Iso-Amila        11

4.        RESULTADOS E DISCUSSÕES        12

4.1. Salicilato de metila        12

4.2. Acetato de isoamila        13

5.        CONCIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO        16


  1. INTRODUÇÃO

O salicilato de metila é um composto orgânico de fórmula molecular C8H8O3, éster, solúvel em álcool e ácido acético glacial, pouco solúvel em água, presente em folhas de gaultéria, Gaultheria procumbens e outras espécies, pode ser obtido pela via sintética por meio da reação de esterificação do ácido salicílico e metanol. Aplicado na pele, tem ação irritante e rubefaciente, além das ações analgésicas e anti-inflamatórias característica dos salicilatos. É amplamente utilizado no alívio de dores musculares, dores reumáticas, mialgia, nevralgia e torcicolo (AZAMBUJA, 2016).

Na síntese do salicilato de metila por esterificação, a ausência de ácidos fortes faz esta reação ocorrer lentamente, fazendo-se necessário colocar ao refluxo com pequenas quantidades de ácido sulfúrico concentrado agindo com catalisador aumentando a velocidade da reação.

Na primeira síntese, o salicilato de metila deu-se pela reação do ácido salicílico e o metanol, na presença do ácido sulfúrico como catalisador, sucedido pelo processo de extração através do funil de decantação seguidos de lavagem e secagem do produto formado.

Na segunda síntese, através da esterificação o acetato de isoamila (acetato de 3-metil-1-butila), um éster muito usado nos processos de aromatização. O acetato de isoamila foi preparado a partir da reação de condensação entre álcool isoamílico e ácido acético glacial, usando ácido sulfúrico como catalisador. A reação foi realizada sob refluxo para aumentar a velocidade do processo. A extração visando o isolamento do éster, foi efetuado através de lavagens com éter etílico e solução aquosa de carbonato de sódio, para retirar substâncias ácidas do meio. Para a separação do produto foi utilizado o procedimento de filtração simples e destilação fracionada.


  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Quando o hidrogênio da carboxila dos ácidos (RCOOH) é substituído por um grupo alifático ou aromático, temos um éster. Os ésteres de baixo peso molecular são líquidos voláteis e muitos são responsáveis pela fragrância e sabor de flores e frutos. Por causa disso, são muito usados como flavorizantes em alimentos e em cosméticos (FARIAS, 2018). Veja alguns exemplos:

O acetato de isoamila é encontrado em bananas e o produto obtido sinteticamente é muito usado na indústria alimentícia (por exemplo, biscoito de banana) e cosmética. Apesar de seu cheiro agradável, é um dos compostos liberados pelas abelhas, atuando como um feromônio (feromônio são compostos químicos usados para a comunicação entre indivíduos da mesma espécie) de alerta, que mobiliza as abelhas para se unirem nas ferroadas ao “invasor” (FARIAS, 2018).

Muitos medicamentos também são ésteres. O ácido salicílico faz o éster na carboxila em vez de na hidroxila, observe que temos o salicilato de metila, um anti-inflamatório analgésico, que só deve ser usado por via tópica (é tóxico se ingerido em grande quantidade). O salicilato de metila é encontrado em bétulas, árvores que não são encontradas no Brasil (FARIAS, 2018).

Os ésteres podem ser preparados a partir de um ácido carboxílico e um álcool através da perda de uma molécula de água catalisada por ácido (SOLOMONS, 2012). Essa reação é conhecida como reação de esterificação de Fisher em homenagem ao químico Emil Fisher que a descobriu em 1895 (OLIVEIRA, 2014).

Figura 1  Reação de esterificação de Fisher catalisada por ácido

[pic 2]

(OLIVEIRA, 2014)

Essas reações geram água e são facilitadas através do aumento da temperatura do meio de reação e na presença de um catalisador ácido de BrÖnsted-Lowry. Sem catalisador, em condições normais de temperatura e pressão, essa reação ocorre lentamente, devido a sua reversibilidade (OLIVEIRA, 2014).

Devido à reversibilidade da reação, a utilização de alguns artifícios são necessários para deslocar o equilíbrio para formação dos produtos, entre os quais a adição de excesso de um dos reagentes, remoção do éster ou da água por destilação, remoção da água com agente desidratante ou através de uma vidraria especial chamada Dean-Stark. A remoção de água evita a hidrólise do éster (OLIVEIRA, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (336.3 Kb)   docx (828.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com