TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese de Sulfato de tetraminacobre(II) monohidratado ([Cu(NH3)4]SO4.H2O)

Por:   •  10/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 2

Reações de síntese são aquelas em que duas substâncias reagem entre si para originar uma ou mais novas substâncias. Quando o produto da reação é obtido artificialmente pelo ser humano, dá-se o nome de produto sintético.

As reações de síntese classificam-se em reações de síntese total (os reagentes são substâncias elementares, exemplo: síntese do amoníaco) ou em reações de síntese parcial (os reagentes são substâncias elementares e compostas ou só substâncias compostas, exemplo: síntese do sulfato de tetraminocobre (II) mono.hidratado.

Diz-se que um sal é complexo quando na sua constituição possui íons complexos.

Estes íons são formados por um cátion metálico central, que por sua vez se encontra ligado a outras substâncias ou ions.

Objetivo

Esta síntese teve como objetivo obter o tetraminocobre (II) monoidratado, que é um sal complexo, cristalino, de cor azul.

Materiais e Métodos

Materiais: Pipeta de Pasteur, bastões de vidro, béquer de 50mL, tubos de ensaio, estante para tubo de ensaio; proveta.

Reagentes: Sulfato de Cobre pentaidratado (CuSO4.5H2O); água destilada; Amônia P.A. (NH3); Solução de etanol e água (1:1); Etanol (C2H6O).

Metodologia: Pesou-se 2,5g de sulfato de cobre pentaidratado no béquer do 50mL e em seguida adicionou-se 2,5mL de água e 2,5 mL de amônia e colocou-se na chapa de aquecimento até a solubilização completa do sulfato de cobre. Em seguida, transferiu-se parte da solução para um tubo de ensaio e cobriu-se, com auxílio da pipeta de pasteur, com aproximadamente 1cm da solução de etanol e água (1:1) adicionando lentamente deixando escorrer pelas paredes do tubo. Logo em seguida, acima dessa camada adicionou-se aproximadamente 1cm de etanol absoluto. O tubo de ensaio foi fechado e deixado descansando.

Resultados e discussão

A mistura do sulfato de cobre com a água e a amônia, sob aquecimento e agitação constante, que já possuía a coloração azul-escuro, fica viscosa e vai mudando sua coloração para um azul mais claro. Com a adição da solução de água e etanol a solução ficou na cor de um azul um pouco mais claro, indicando uma pequena diluição. Após colocar a camada de etanol absoluto os tubos foram reservados para posterior filtração a vácuo e lavagem com etanol e secagem com solvente de recristalização.

O álcool etílico não teve uma influência direta na reação, tem apenas a função de tornar mais solúvel a solução.

A reação de síntese é dada pela equação química seguinte:

CuSO4.5H2O(aq)+ 4NH3

[Cu(NH3)4]SO4.H2O(aq) + 4H2O

Conclusão

Conclui-se que a reação entre o sulfato de cobre pentaidratado, a amônia e a água, obtém-se sulfato de tetraminocobre (II) monoidratado.

Referencias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com