TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese e Caracterização de novos derivados fluoroquinolônicos lipofílicos com potencial atividade contra Staphylococcus aureus

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

Síntese e Caracterização de novos derivados fluoroquinolônicos lipofílicos com potencial atividade contra Staphylococcus aureus

Sávia Del Vale Terra1,* (IC), Dijovani Batista dos Reis1 (PG), Mauricio Frota Saraiva1 (PQ).

*saviadelvale_terra@hotmail.com

1 Instituto de Física e Química, Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI, Itajubá-MG.

Palavras Chave: Fluoroquinolonas, terpenóides, Staphylococcus aureus.

Introdução

O Staphylococcus aureus (S. aureus) é uma bactéria gram-positiva, responsável por inúmeras doenças infeciosas¹. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o patógeno encontra-se presente na lista de alta prioridade para pesquisas e desenvolvimento de novos antibióticos eficazes².

Neste contexto, Yoshida e colaboradores  ressaltam a importância da lipofilia de compostos bioativos, destacando que cepas resistentes a maioria das Fluoroquinolonas (FQs) permaneceram susceptíveis à FQs mais lipofílicas³.

Resultados e Discussão

A síntese dos novos derivados fluoroquinolônicos lipofílicos com potencial atividade contra S. aureus (Esquema 1) inicia-se com a transformação do grupo ácido carboxílico, na posição C-3 do difluoreto 1a, em um cloreto de acila4. Em seguida, o átomo de cloro será substituído pelo geraniol ou trans-trans-farnesol, conduzindo a formação de um éster terpênico 3a e 4a.

Para finalizar, o átomo de flúor presente na posição C-7 do núcleo FQ será substituído pela piperazina, conduzindo a obtenção de novas FQs, com potencial atividade contra S. aureus5.

[pic 2]Esquema 1. Rota sintética para obtenção de novos derivados fluoroquinolônicos.

 

Ao analisar os espectros obtidos na região do infravermelho (IV) para o composto 2a, observa-se que a banda atribuída ao estiramento C=O deslocou-se para uma região de maior frequência, de 1725 cm-1 (COOH) para 1770 cm-1 (COCl), indicando a obtenção do cloreto de acila 2a (Figuras 1 e 2).

[pic 3] [pic 4]

Figura 1. Espectro na região  Figura 2. Espectro na região do IV do composto 1a.             do IV do composto 2a.

No espectro na região do IV do composto 3a (Figura 3) observa-se  bandas características de grupo éster, indicando a obtenção do produto desejado.

[pic 5]

Figura 3. Espectro na região do IV do composto 3a.

Conclusões

Os resultados prévios indicam a obtenção do intermediário 3a, que possui um éster terpênico, derivado do geraniol, na posição C-3 do núcleo fluoroquinolônico, com um bom rendimento de 79%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (497.4 Kb)   docx (527.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com