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A estrutura do programa Portugol e derivados da montagem Portuguese + Algol

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Por:   •  28/4/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  726 Visualizações

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Introdução

O trabalho asseguir vai ser capaz de ajudar a solucionar um problema que, foi proposto em sala de aula para ajudar a solucionar um problema que vem atrapalhando o processo de uma indústria de papel celulose, e é através de um software de linguagem programação para linguagem de máquina, que o que vai nos ajudar a reduzir as percas na produção e com isto ajudará a empresa a ter mais lucratividade e menos perca.

Mas antes de partir para parte de programação primeiramente temos que entender os principais meios de linguagem e programação, e seus funções.

Etapa1:

Noção de algoritmos

A criação de algoritmos existe junto com um conjunto de regras a ser seguida para que chegamos ao resultado final que a criação execução perfeitamente do algoritmo, para a função pela qual foi criadora para nos ajudar. Claro que existem linhas mestras e estruturas básicas, a partir das quais podemos criar algoritmos, mas a solução completa depende em grande parte do criador do algoritmo. Existem diversos algoritmos para resolver o mesmo problema, mas caberá a criador escolher e descobrir um jeito mais fácil de criar.

Existe vários tipos de linguagens para a utilização e criação de algoritmos, mas todas seguem o mesmo principio.

A forma que os programas se comunicação com o computador e através da linguagem de máquina, mas estes programas são classificados em duas categorias:

 Interpretadores

 Compiladores

Interpretadores:

Tem a finalidade de lê a primeira instrução do programa, que faz uma sintaxe e se não houver erro à converte-a para linguagem de máquina para finalidade executá-la, com isto segue para a próxima instrução repetindo o processo até que a última instrução seja executada ou a consistência aponte algum erro.

Compiladores

Um compilador lê a primeira instrução do programa, que faz uma sintaxe e se não houver converte-a para linguagem de máquina e, em vez de executá-la segue para próxima instrução repetindo o processo até que esteja concluído sem nenhum erro, caso aja erro ele apontara o erro.

Alguns conceitos de algoritmos:

Os conceitos básicos da elaboração de algoritmo, ou seja, todo e qualquer algoritmo, por mais complexo que seja, será elaborado utilizando três estruturas de controle, ou variantes delas.

As estruturas citadas são:

Seqüência “ ; ” (ponto e virgula)

Estabelece a ordem na qual as ações devem ser executadas, determinando que a ação que vem após o ponto e virgula, somente pode ser executada depois que a ação que vem antes do ponto e virgula ter sido executada com sucesso.

Pseudo Linguagem

Durante nosso curso iremos aprender a desenvolver nossos algoritmos em pseudo-linguagem mais conhecida como “Portugol” ou do português estruturado.

Portugol e derivado da aglutinação de Português + Algol.

Algol é o nome de uma linguagem de programação estruturada usada no final da década de 50.

E ainda e o que aproxima a linguagem real para a linguagem computacional.

→ memória → manipulação das informações (variáveis)

→algoritmo→ manipulações das ações (ações)

E ainda utiliza regras predefinidas na descrição dos passos que levam à resolução do problema. Apresenta, como vantagem, a passagem quase que imediata para uma linguagem de programação, pois se utiliza de palavras reservadas que são encontradas nas linguagens, com o mesmo significado.

Exemplo:

ALGORITMO

DECLARE “NOTA1, NOTA2, MEDIA NUMÉRICO”

LEIA “NOTA1, NOTA2”

MEDIA  (NOTA1 + NOTA2) / 2

ESCREVA “A média das notas do aluno é: “; MEDIA

FIM_ALGORITMO.

Estrutura de um Programa

Um programa consiste de uma ou várias funções. Todo programa deve conter pelo menos uma função primária.

Exemplo 1:

main ( )

{

/* nenhuma variável a ser declarada*/

printf (“\ncurso de linguagem C”);

return 0;

}

Neste caso acima main ou int main e a função primária.

Tipos de dados:

1° números naturais;

2° utiliza números naturais e também operações aritmética. (adição, subtração, multiplicação, e divisão).

Existe dois tipo: básicos e estruturados

Tipos básicos, tendo 4 principais

Inteiro:

Números (negativos, nulo ou positivo)

-250, 2,-120

Real

Intervalo de valores

-5, -2,3, -12,4, 0, 3, 1, 2, 51.034

Caracteres

Alfanuméricos

@, carro, 1+2, alfa#2, ‘87’

Lógico

Booleanos

Verdadeiro, falso ou diferentes de zero.

E cada um destes tipos são representados por uma função:

Ex: float que usado para números reais(2.5,3,5) flutuantes pois eles variam o resultado.

Tipos primitivos para representação de dados e variáveis

Muitas vezes é necessário manipular dados complexos que seriam difíceis de representar

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