TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sódio em contato com o ar

Relatório de pesquisa: Sódio em contato com o ar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/1/2015  •  Relatório de pesquisa  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 2

6.1 Procedimento I - Sódio metálico em contato com o ar

Ao retirar um pequeno pedaço de sódio metálico deixando-o em contato com o ar, ele oxidou, esta característica ficou evidente porque o metal perdeu o brilho, esse fenômeno se deve ao fato do sódio metálico ser extremamente reativo.

6.2 Procedimento I - Sódio metálico em contato com água e fenolftaleína

Ao adicionar o Na metálico houve violenta reação e a cor da solução ficou rósea, essa coloração indica a presença de base. O Na metálico reage violentamente com

H2O por causa da sua energia de hidratação que é relativamente alta em seu grupo. Todos os sais simples se dissolvem em água formando íons, logo, essas soluções conduzem corrente elétrica. Os sais simples dos metais alcalinos são solúveis em água. Quando um sal é insolúvel, significa que sua energia reticular é maior que sua energia de hidratação.

Ocorreu uma reação de deslocamento:

A figura ao lado mostra, a fenolftaleína indicando o caráter básico do sódio reagido com água.

6.3 Procedimento I - Magnésio em contato com água e fenolftaleína

Quando se adicionou magnésio à fenolftaleína na placa de Petri com água destilada, a solução permaneceu incolor, indicando se tratar de um ácido. O curioso vem em seguida, ao adicionar o pedaço de Mg no tubo de ensaio contento água destilada e fenolftaleína a solução passou a ficar róseo. Ao aquecer a reação foi violenta, exalando cor róseo. A explicação para esse processo é a seguinte:

A reação ocorre em duas etapas. Na primeira reação, formou-se o óxido de magnésio e houve liberação de hidrogênio na forma gasosa:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com