TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teor de álcool na gasolina

Projeto de pesquisa: Teor de álcool na gasolina. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  Projeto de pesquisa  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 4

ÍNDICE

I. OBJETIVO

II. INTRODUÇÃO TEÓRICA

III. MATERIAIS E REAGENTES

IV. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

V. RESULTADO E DISCUSSÃO

VI. CONCLUSÃO

VII. BIBLIOGRAFIA

I. OBJETIVO

Esta experiência tem como objetivo determinar o teor de álcool na gasolina.

II. INTRODUÇÃO TEÓRICA

Polaridade compreende a capacidade que as ligações possuem de atrair cargas elétricas, e o local onde ocorre este acúmulo denomina-se polos, estes se classificam em polos negativos ou positivos.

Na ligação iônica, a transferência de elétrons é definitiva e por isso os compostos iônicos, são carregados de cargas positivas e negativas e, portanto, apresentam polos. A esta definição se aplica a regra: Toda ligação iônica é uma ligação polar.

Na ligação covalente, os polos estão associados à eletronegatividade. Se a ligação covalente for entre átomos de mesma eletronegatividade, a ligação será apolar, porque não ocorre formação de polos. Porém, se a ligação covalente for entre átomos com eletronegatividades diferentes, a ligação será polar. Esta diferença induz o acúmulo de carga negativa ao redor do elemento mais eletronegativo, gerando assim, polos na molécula.

A escala de eletronegatividade de Pauling facilita nosso estudo:

A eletronegatividade é crescente no sentido da seta: Quanto maior a diferença de eletronegatividade, maior será a polaridade da ligação.

Como tendência geral, duas substâncias podem se dissolver uma na outra quando suas partículas estiverem atraídas por forças semelhantes. Uma frase comum entre os químicos traduz muito bem esse fenômeno: Semelhante dissolve semelhante.

Em geral, a relação entre polaridade e solubilidade é a seguinte: soluto polar se dissolve em solvente polar e soluto apolar se dissolve em solvente apolar.

O álcool, no entanto, apresenta uma estrutura que o permite dissolver tanto na água (composto polar) como na gasolina (composto apolar), porém a interação do álcool com a água é mais intensa do que a interação do álcool com a gasolina. Isto permite separar o álcool contido na gasolina, fazendo com que ele migre para a água.

O álcool se dissolve na gasolina formando uma mistura homogênea, por isso é difícil visualizar esta modificação do combustível. Porém, é possível identificar esta adulteração da gasolina através de um procedimento simples e rápido.

III. MATERIAIS E REAGENTES

• 10 ml de água;

• 10 ml de gasolina comum;

• 10 ml de gasolina aditivada;

• 10 ml de gasolina podium;

• 1 proveta de 25 ml;

• 1 vareta de vidro;

• 1 pipeta volumétrica de 10 ml.

IV. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Utilizando a pipeta volumétrica, colocou-se 10 ml de gasolina comum na proveta.

A seguir, foram adicionados 10 ml de água, e usando a vareta de vidro agitou-se a mistura água-gasolina.

Após deixar o sistema em repouso, ocorreu a separação das fases e assim foi possível determinar o volume de cada fase e o teor percentual de álcool na amostra de gasolina comum.

O mesmo procedimento se repetiu utilizando a gasolina aditivada e a gasolina podium, para determinar o teor de álcool em cada uma delas.

V. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foi possível notar, através deste procedimento que a água retirou o álcool que estava misturado na gasolina. Isso acontece porque o etanol possui uma parte polar e outra apolar, sendo que sua parte apolar é atraída pelas moléculas da gasolina que também são apolares pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com