TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teor De Álcool Na Gasolina

Exames: Teor De Álcool Na Gasolina. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Com o surgimento do petróleo como fonte de energia, foi dada uma alavancada no desenvolvimento industrial. Com o passar do tempo foi observado que podia-se destilar o petróleo e assim surgiram novos combustíveis como o gás natural, o querosene, o diesel, os óleos lubrificantes, a parafina o asfalto e a gasolina, esta apresenta o maior valor comercial.

O custo de produção do álcool é maior que o da gasolina, mas por um acordo firmado entre o governo e os usineiros, hoje o álcool é subsidiado e, por isso, é mais barato que a gasolina nos postos. A mistura do álcool na gasolina reduz a poluição e melhora a octanagem do combustível, evitando sua explosão ao ser comprimido no motor o que causa estouros que podem danificá-lo.

No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina. A mistura resultante é homogênea (monofásica). A mistura água-álcool também é um sistema homogêneo (monofásico), com propriedades diferentes daquelas das substâncias que a compõem (densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, etc.). Já a mistura água-gasolina é um sistema heterogêneo, bifásico. Quando a gasolina (que contém álcool) é misturada à água, o álcool é extraído pela água e o sistema resultante continua sendo bifásico: gasolina-água/álcool.

Objetivo

Determinar o teor de álcool na gasolina, e assim verificar se a mesma está dentro das normas técnicas e em perfeitas condições de uso.

Reagentes e soluções

Água destilada, cloreto de sódio, p.a., solução aquosa de cloreto de sódio (NaCl) a 10% p/v, amostra de 50 ml de gasolina comum de 03 (três) postos diferentes.

Materiais utilizados

Proveta de vidro de 100 mL, graduada em subdivisões de 1 mL, com boca esmerilhada e tampa, um bastão de vidro, balão volumétrico de fundo chato 200 mL, Becker 50 mL, balança semi-analítica.

Procedimento

Foram pesados 20g de NaCl no Becker para preparar a solução. Foi adicionando-se água, e à medida que o soluto era dissolvido era transferido para o balão. Quando o soluto foi todo dissolvido, completou os 200 ml do balão e inverteu-se o mesmo por 10 vezes. Essa solução de NaCl foi usada para aumentar a solubilidade do álcool em água, pois sendo este sal um composto iônico a sua solução é mais polar do que a água pura (contém íons), desta maneira consegue-se extrair com mais eficiência o álcool da camada orgânica, gasolina (apolar).

Depois de preparar a solução, foram colocados 50 mL de amostra de gasolina em 03 provetas diferentes e completados os 100 mL com a solução. Foi tampada a proveta, e agitada 10 vezes. Após isso foi deixado em repouso por 15 minutos. E a partir do volume de água+álcool constatou-se o volume de álcool e a porcentagem.

Resultados e discussões

Foi considerada a seguinte equação para calcular o teor de AEAC presente nas amostras:

AEAC = [(A-50) x 2] + 1 [% em volume]

Onde:

A é o volume final da camada aquosa, em mililitros.

Foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com