TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Termoquímica – Reações envolvendo trocas de calor

Por:   •  3/7/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERDIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE – CCBS

INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS – IBIO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS – DCN

Disciplina: Química Geral e Inorgânica

Nome do Professor (a): Claudia Jorge do Nascimento

Aluna: Rafaela Alves Ferreira - Bacharel

Turma B

Realização do Experimento: 22/05/2017

Termoquímica – Reações envolvendo trocas de calor

Rio de janeiro

1 ° SEMESTRE                                                                                              2017

  1. INTRODUÇAO

A Termoquímica tem como finalidade o estudo das quantidades de calor liberadas ou absorvidas durante as reações químicas. São existentes dois tipos de processos: Endotérmicos - em que se faz necessária a absorção de energia na forma de calor, em que o produto da reação possui maior quantidade de energia que os reagentes; Exotérmicos – em que é liberada energia na forma de calor durante sua transformação, em que no final da reação, os reagentes possuem maior quantidade de energia que os produtos.

O calor pode ser medido através da expressão:

Q = m . c . ΔT

Onde: Q é o calor; m é a massa; c é o calor especifico da substancia e ΔT é a variação de temperatura.

  1. OBJETIVO

Praticar atividades que levem o conhecimento referentes aos cálculos necessários para se descobrir os calores das reações e aplicar o entendimento sobre a Lei de Hess.

  1. MATERIAIS E METODOS

  1. MATERIAIS UTILIZADOS
  • Agua destilada
  • Hidróxido de Sódio solido
  • Termômetro
  • Bastão de Vidro
  • Solução Aquosa 0,25 mol/L de HCl
  • Solução Aquosa 0,5 mol/L de NaOH
  • Erlenmeyer de 250 ml
  • Balança
  • Vidro de Relógio
  • Conta Gotas
  • Proveta Graduada de 50 ml
  • Proveta Graduada de 25 ML
  • Suporte de Isopor
  1. METODOLOGIA

Foram realizados três experimentos: I - Determinação do calor de dissolução do hidróxido de sódio sólido, II - Determinação do calor de dissolução do hidróxido de sódio solido e III - Reação com acido clorídrico em solução aquosa e determinação do calor de neutralização na reação do hidróxido de sódio em solução aquosa com acido clorídrico em solução aquosa.

No numero I, foi necessário pesar o Erlenmeyer para obter a massa que será posteriormente utilizada na equação. Acrescentou-se 50 ml de água destilada e se pesou novamente para que através da diferença, fosse encontrada a massa da água. O Erlenmeyer foi colocado dentro do suporte de isopor e mediu-se a temperatura, após o termômetro ter ficado aproximadamente um minuto.  Pesou-se 0,5g de hidróxido de sódio sólido no vidro de relógio e rapidamente colocado no frasco para com a ajuda do bastão de vidro dissolver o NaOH. Depois de dissolvido, o termômetro foi novamente introduzido para obter a nova temperatura. Após anotar todas as informações obtidas, foram realizados os cálculos necessários.

No numero II, foi necessário pesar o Erlenmeyer para obter a massa que será posteriormente utilizada na equação. Acrescentou-se 50 ml de solução aquosa 0,25mol/L de HCl. O Erlenmeyer foi colocado dentro do suporte de isopor e mediu-se a temperatura, após o termômetro ter ficado aproximadamente um minuto.  Pesou-se 0,5g de hidróxido de sódio sólido no vidro de relógio e rapidamente colocado no frasco contendo a solução de Hcl. Com a ajuda do bastão de vidro dissolver o NaOH. Depois de dissolvido, o termômetro foi novamente introduzido para obter a nova temperatura. Após anotar todas as informações obtidas, foram realizados os cálculos necessários.

No numero III, foi necessário pesar o Erlenmeyer para obter a massa que será posteriormente utilizada na equação. Acrescentou-se 25 ml de solução aquosa 0,5mol/L de HCl. O Erlenmeyer foi colocado dentro do suporte de isopor e mediu-se a temperatura, após o termômetro ter ficado aproximadamente um minuto. Em seguida, acrescentou-se 25 ml de solução aquosa 0,5mol/L de NaOH a solução de HCl contida no frasco. Mexeu-se o Erlenmeyer para que a reação se completasse. Após ocorrer a mistura, o termômetro foi novamente introduzido para obter a nova temperatura. Mediu-se novamente o frasco para obter a massa da solução. Após anotar todas a informações obtidas , foram realizados os cálculos necessários .

  1. ESQUEMA DE APARELHAGEM

[pic 1]

 [pic 2] [pic 3] [pic 4]                                 [pic 5] 

  1.  RESULTADOS E DISCUSSAO

Etapa I

Massa do Erlenmeyer

Ti

Tf

ΔT

C

Q2 = m . c . ΔT

93,91G

24,0°C

25,5°C

1,50

0,200

Q = 28,2

Massa da Agua

Ti

Tf

ΔT

C

Q1 = m . c . ΔT

49,34G

24,0°C

25,5°C

1,50

1,00

Q = 74,0

Massa de NaOH = 0,50G                               Q2 + Q1 = 102 cal

O calor absorvido pela água e pelo vidro é o calor liberado na dissolução de 0,50g de hidróxido de sódio; ou seja , 102 cal.

NaOH(s)  Na+ (aq) + OH-(aq) + 8,2 x 10ᶟ cal

ΔH = -470 – (-427) = -43KJ/mol

Etapa II

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (183.5 Kb)   docx (101.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com