TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de cromatografia

Trabalho acadêmico: Tipos de cromatografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  910 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A cromatografia é um método físico químico de separação dos componentes de uma mistura. Essa técnica se destaca devido à sua facilidade em efetuar a separação, identificação e quantificação das espécies químicas, por si mesma ou em conjunto com outras técnicas instrumentais de análise.

É realizada através da distribuição destes componentes entre duas fases, que estão em contato íntimo.

Uma das fases permanece estacionária enquanto a outra se move através dela. Durante a passagem da fase móvel sobre a fase estacionária, os componentes da mistura são distribuídos entre as duas fases, de tal forma que cada um dos componentes é seletivamente retido pela fase estacionária, resultando em migrações diferenciais destes componentes, ou seja, os componentes da amostra têm diferentes velocidades ao passarem pela fase estacionária.

Tipos de cromatografia:

Nesta Prática iremos utilizar a cromatografia em camada delgada (CCD).

A cromatografia em camada delgada

A cromatografia em camada delgada (CCD) consiste na separação dos componentes de uma mistura sólido – líquido onde a fase móvel (líquida) migra sobre uma camada delgada de adsorvente retido em uma superfície plana (fase estacionário-sólida). O processo de separação está fundamentado, principalmente no fenômeno de adsorção.

Adsorvente: É um pó insolúvel, dividido de forma muito fina, inerte e é capaz de adsorver as toxinas ou outras substâncias em sua superfície extensa.

Na adsorção as moléculas de um líquido (fase móvel) unem – se à superfície do adsorvente (fase estacionária – sólida). As forças que unem a molécula à superfície são as interações moleculares. O grau de adsorção depende da temperatura, da pressão, da área da superfície e da força das interações moleculares. É importante ressaltar que Absorção é diferente de Adsorção. Na Absorção, uma substancia se infiltra na outra, enquanto que a Adsorção é apenas superficial.

Objetivos

Determinação de cafeína em medicamentos.

Medicamentos usados: Aspirina e Neosaldor.

Materiais e reagentes

Materiais:

Proveta graduada

3 capilares

1 cromatoplaca

1 cuba de eluição

Papel absorvente

Reagentes:

Aspirina

Neosaldor

Cafeina

Acetato de etila

Iodo

Álcool 70 %

Metodologia

1: Preparação dos medicamentos: Deve-se triturar os comprimidos de aspirina e neosaldor e solubilizar em álcool 70 %. A mostra é dissolvida em um solvente volátil para a aplicação na placa, pois tais solventes podem ser facilmente eliminados após a aplicação, a evaporação do solvente ajuda a manter as manchas formadas menores, e quanto menores as manchas melhor poderá ser a separação.

2: Aplicação na Cromatoplaca: Introduzir um capilar em cada solução previamente diluída. Deve-se usar um capilar para cada uma das soluções. Adicionar uma gota de cada solução na cromatoplaca.

3: Seleção da fase móvel: A fase móvel é o solvente ou uma mistura de solventes que é usada para eluir uma mistura e promover a separação dos seus componentes. A escolha do solvente depende dos materiais a serem separados. Um solvente que faz com que todo o material aplicado se mova totalmente com a frente do solvente é muito polar, já um que não movimenta o material através da placa não é suficientemente polar. O solvente usado foi o Acetato de etila.

4: Preparação da cuba de eluição: A cuba é o recipiente com tampa removível onde a placa fica contida e é realizada a separação. O nível do solvente colocado na cuba deverá ficar abaixo dos pontos de aplicação das amostras. Um papel de filtro é colocado nas paredes da cuba para facilitar a saturação, que é indispensável para boa migração das substâncias. Colocar a cromatoplaca dentro da cuba de eluição. A placa cromatográfica deverá ser retirada da cuba somente quando o solvente atingir um limite pré – determinado na parte superior da cromatoplaca.

5: Visualização: Quando os compostos a serem separados são coloridos, a separação pode ser acompanhada visualmente, porém é mais frequente que os compostos sejam incolores. Neste caso, deve–se usar reagentes para torna–los visíveis. Procedimento usado vapores de iodo: vale-se do fato de que o iodo complexa-se com compostos insaturados, de modo que placas que os contenham, ao serem colocadas em uma câmara contendo cristais de iodo, apresentarão pontos amarronzados.

6: Determinação do RF: Um composto percorre sempre a mesma distância em relação ao deslocamento da frente de solvente. A razão entre esses deslocamentos é o valor de Rf.

Rf=

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com