TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de eletrólise

Artigo: Tipos de eletrólise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/7/2014  •  Artigo  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

A eletrólise consiste em uma reação de óxido-redução não espontânea, que para ocorrer, necessita de uma fonte externa de corrente elétrica (corrente contínua) passando pelo sistema. Dessa forma o cátion recebe elétrons e o ânion doa elétrons, de modo que ambos fiquem com carga elétrica zero e com energia química acumulada.

Para que um sistema sofra eletrólise é necessária a presença de íons livres, os quais serão descarregados durante o processo. Na eletrólise a corrente elétrica atravessa o sistema, descarrega os íons, e provoca uma reação química (não espontânea) de oxirredução. A obtenção dos íons livres pode ser feita por fusão de substâncias iônicas, dissociação ou ionização de substâncias em meio aquoso.

O recipiente em que se realiza a eletrólise recebe o nome de célula eletrolítica ou cuba eletrolítica. O eletrólito , ou substância que conduz eletricidade, deve ser um composto iônico líquido (fundindo), ou então em solução. Pode ser um composto molecular, desde que este se ionize quando em solução, ácidos, por exemplo.

Tipos de eletrólise

• Eletrólise Ignea

A eletrólise ígnea é a eletrólise feita em ausência de água, normalmente são compostos iônicos fundidos (no estado líquido). Para fazermos a eletrólise é necessário termos uma fonte de corrente contínua, uma cuba eletrolítica onde se encontra o sistema que sofrerá a eletrólise e eletrodos inertes que podem ser fios de platina ou barras de carbono grafita. No dia-a-dia são usadas para produzir metais alcalinos, aluminio, gases, etc.

• Eletrólise Aquosa

Ocorre quando o eletrólito é dissolvido em água, havendo ionização ou dissociação do mesmo, além dos seus íons, devemos considerar a ionização da própria água. Logo, mais de uma espécie compete pela oxidação e pela redução, por isso teremos que determinar qual espécie oxida e reduz preferencialmente.

Observa-se que na eletrólise aquosa, apenas um tipo de cátion é atraído por vez no cátodo, e, enquanto ele estiver presente na solução, nenhuma outra espécie é atraída.

No ânodo quando competir com ânions oxigenados e o ânion fluoreto. No cátodo quando competir com cátions da família 1A, 2A e o cátion alumínio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com