TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de reações químicas

Artigo: Tipos de reações químicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/1/2014  •  Artigo  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

Reação química é a transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Envolve alterações relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas dos reagentes e algumas outras. As reações desenvolvidas neste estudo prático, em sua maioria, ocorrem em soluções aquosas, com ácidos e bases fortes reagindo, gerando sais, metais são reagidos com ácidos entre outras.

Houve algumas interações entre os reagentes que foram observadas nos experimentos realizados: a reação de dupla troca, em que um sal reage com um ácido formando dois produtos diferentes como por exemplo a reação do sulfeto de sódio com ácido clorídrico explicitada a segui; houve também a reação de decomposição em que um composto instável no meio se decompõe em dois outros; foi observado também a reação de simples troca, ou deslocamento, em que influenciado pela eletronegatividade o composto tem alguns de seus membros (íons ou não) deslocados para outra molécula, obtendo-se como produto uma nova substância.

Nesta referida aula experimental realizada constatou-se em várias reações: a liberação de energia em forma de calor, a liberação de gases e mudanças de cores em soluções.

Em um total de 23 experiências foram realizadas 19, as quais estão relacionadas com a temática: reação de dupla troca, reação de descolamento, entre metais diluídos e não oxidantes, reações de zinco e alumínio em soluções aquosas de bases fortes, reações de halogênios com hidróxidos alcalinos em solução aquosa e reação de pirólise de nitratos. Feito isso, foi proposto que escrevesse as equações químicas referentes a cada prática e explicar o porquê processo ocorrido.

...

Baixar como  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »