TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de tintas

Artigo: Tipos de tintas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  Artigo  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  830 Visualizações

Página 1 de 3

PVA- Acetato de polivinila ou PVAc é um polímero sintético. Ele é preparado pela polimerização do acetato de vinila. A parcial ou completa hidrólise deste polímero é usada para preparar o álcool de polivinila. Ele foi descoberto na Alemanha pelo Dr. Fritz Klatte em 1912.

Tipos: tinta pva para artesanato, tinta pva acrilex, tinta látex pva.

É uma opção mais econômica. Indicado para reboco, fibrocimento, gesso e sobre superfícies com massa corrida.

TINTA A ÓLEO- A tinta a óleo é uma mistura de pigmento pulverizado e óleo de linhaça ou papoula. É uma massa espessa, da consistência da manteiga, e já vem pronta para o uso, embalada em tubos ou em pequenas latas. Dissolve-se com óleo de linhaça ou terebintina para torná-la mais diluída e fácil de espalhar. O óleo acrescenta brilho à tinta; o solvente tende a torná-la opaca.

Tipos: tinta aóleo acrilex, para tela,parede,corfix, á base de água.

Utilizada em ferros, aços e madeira.

TINTA ACRÍLICA- O acrílico é uma tinta sintética solúvel em água que pode ser usada em camadas espessas ou finas, permitindo ao artista combinar as técnicas da pintura a óleo e da aquarela. Se você quiser fazer tinta acrílica, você pode misturar tinta guáche com cola branca (PVA).

Tipos: acrílica: fosca, látex, á base de resina acrílica.

Usos: Reboco, cerâmica porosa, cimentados, gesso, tijolos concreto.

Tinta para caiação- Muito conhecidas e econômicas. Seu componente principal é a cal extinta – Ca(OH)2 . Produzida a partir de rochas calcárias e dolomíticas, que apresentam baixo teor de óxidos de ferro e de alumínio, o que determina o índice de alvura na pintura.

Tintas à base de cal extinta e gesso.Utilizada em tetos, a aderência da caiação é boa quando aplicada sobre argamassa, concreto ou blocos de concreto. A facilidade de aplicação é elevada, variando com a viscosidade da suspensão da cal e com as características da superfície a ser aplicada (lisa, rugosa, seca ou úmida).

TINTA PLÁSTICA EMULSIONÁVEIS- AS TINTAS PLÁSTICAS EMULSIONÁVEIS SÃO AQUELAS EM QUE UMA RESINA NÃO SOLÚVEL EM ÁGUA OU UMA SOLUÇÃO DE TAIS RESINAS EM SOLVENTES É CONVERTIDA EM UMA EMULSÃO NA QUAL A ÁGUA É A FASE DE DISPERSÃO OU FASE CONTÍNUA. A TINTA EMULSIONÁVEIS MAIS RECENTES SÃO FÁCEIS DE APLICAR, NÃO TEM ODOR, NÃO SÃO INFLAMÁVEIS E SUAS PELÍCULAS SECAS SÃO LAVÁVEIS.

Ex: látex de acetato de polivinila, fenólicas, maléicas, uréicas, de melanina, de pentaeritriol, etc. Tipo pva e acrílico.

As tintas com base PVA são mais indicadas para uso em ambientes internos; já as com resinas acrílicas podem ser empregadas em espaços exteriores e interiores.

TINTA RESISTENTE AO CALOR- Tinta resistente a alta temperatura apresentando uma característica especial de rápida secagem a temperatura ambiente dispensando a pré- cura para o manuseio e exposição ao intemperismo. Indicado para pintura de caldeiras, chaminés, dutos de ar quente, muflas, escapamentos e outros equipamentos que operam em alta temperatura.

Tinta de acabamento à base de resina sintéticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com