TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulometria de Complexação - Dureza da água

Por:   •  31/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 5

        Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Química e Exatas

Disciplina: Química Analítica II

RELATÓRIO

Aluno: Felipe Augusto Oliveira

Aula do dia 20 de outubro de 2014

Titulometria de complexação

Aplicação Analítica

Determinação da dureza da água

        INTRODUÇÃO

         A dureza da água é determinada por sua característica neutralizante, ou seja, de precipitar sabões, e podendo ser esta calculada a partir da soma das concentrações dos íons de Ca2+ e Mg2+ dispersos na água, como equivalentes de CaCO3, carbonato de cálcio, expressos em ppm ou mg . L-1. Valores abaixo de 100 ppm de CaCO3, denomina uma água ''mole'', até de 270 ppm, ''semi-dura'', menos de 360 ppm ''dura'' e acima de 470 ppm, ''muito dura''.[1]

        A determinação da dureza da água foi sugerido por SCHWARZENBACH (1946) pelo método complexométrico baseado no uso do ácido etileno-diamino-teraacético (EDTA), determinando quantidades de cálcio e magnésio.[2] A determinação da dureza é um teste analítico útil que fornece um medida da qualidade da água para uso doméstico e industrial.[3]

        OBJETIVOS

        Este trabalho tem por objetivo determinar por meio de analises volumétricas de complexação, a dureza da água, que é a determinação da quantidade de íons Ca2+ presentes na água tratada distribuída às torneiras da população de Jequié.

        RESULTADOS E DISCUSSÃO

        Foram coletadas amostras de 100 mL da amostra de água de torneira e titulada, individualmente cada alíquota, com uma solução de concentração real conhecida de EDTA, em seguida foram feitos os cálculos e obteve-se então os resultados contidos na Tabela 1.

        Reações envolvidas no processo de determinação:

        Ca2+ + H2Y2- = CaY2- + 2 H+                (1)

Ca2+ + MaY2- = CaY2- + Mg2+        (2)

Mg2+ + MgY2- = MgIn- + H+                (3)

MgIn- + H2Y2- = MgY2- + HIn2- + H+        (4)

        

Análise

Volume EDTA

(mL)

Dureza

(mg L-1)

1

1,050

20,93

2

1,060

21,13

3

0,8800

17,54

Tabela 1: Resultados obtidos das determinações da dureza da água em função da concentração de carbonato de cálcio presente na amostra.

        Dureza Média = 19,87 mg L-1 ±5,008

        CONCLUSÃO

         Não há um valor paramétrico que determina a dureza total da água distribuída para consumo da população, mas de acordo com a Organização Mundial de Saúde, a dose diária de cálcio recomendada para os adultos deve ser de cerca de 1000 mg.[4]  Não há evidencias de que a dureza da água cause problemas sanitários.[5]

        Sedo assim, obtivemos resultados os quais indicam uma qualidade de água mole, a qual apresenta baixas concentrações de partículas de cálcio.

        

        REFERÊNCIAS

[1]        CERQUEIRA, M.M.O.P., PICININ, L.C.A., FONSECA, L.M., SOUZA,         M.R., LEITE, M.O., PENNA, C.F.A.M. Qualidade da água e seu         impacto         na qualidade microbiológica do leite. In: MESQUITA,         A.J., DURR, J.W.,         COELHO, K.O. Perspectivas e avanços da qualidade         do leite no Brasil.         Goiânia: Talento, 2006, v.1, p. 273-290.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (245.6 Kb)   docx (692.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com