TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

: EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE. REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÃO. PONTO DE EQUIVALÊNCIA E TITULOMETRIA

Exames: : EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE. REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÃO. PONTO DE EQUIVALÊNCIA E TITULOMETRIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2013  •  202 Palavras (1 Páginas)  •  1.382 Visualizações

Objetivo: Preparação de uma solução 0,1 N de HCl. Padronização dessa solução, a fim de conhecer sua normalidade.

Material: Ácido clorídrico, HCl concentrado; Balão volumétrico de 250 mL; Bécher de 100 mL; Bureta de 50 mL; Erlenmeyer de 250 mL; Garra; Pipeta volumétrica de 20 mL; Pipeta graduada de 10 mL; Proveta de 50 mL; Solução de carbonato de sódio (5,30 g / L) Na2CO3; Solução de indicador metilorange; Suporte universal.

Procedimento:

Preparação de 250 mL de solução 0,1N de HCl

Usando um funil analítico, carregue uma bureta de 50 mL com HCL a 36%. Mantenha um bécher de 100 mL embaixo dessa bureta, para que não caia ácido na bancada. Não se esqueça de, lentamente, abrir a torneira para encher a ponta da bureta. Acertar o menisco no zero da escala.

Coloque água em um balão volumétrico de 250 mL até a metade de seu volume. Transfira 2,1 mL do ácido da bureta para o balão e agite a mistura.

Acrescente água em um balão, agitando-o para homogeneizar a solução. Quando chegar próximo ao traço de aferição do balão volumétrico, acerte o menisco cuidadosamente para não ultrapassar o volume desejado. Tampe o balão. Homogeneizar bem a solução preparada. Essa é a solução 0,1 N de HCL.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com