TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Quimica

Por:   •  12/9/2015  •  Artigo  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

Este estudo teve a finalidade de utilizar evidências experimentais para concluir a ocorrência de uma reação química, classificar tais reações e representá-las por meio de equações quimicas. Além disso, teve como objetivo compreender a fase de decantação envolvida no processo de tratamento de água. Para tanto, foram realizados experimentos misturando diversas substâncias com a finalidade de observar os comportamentos destas quanto ao tipo de evidência de reações químicas e também medir a variação de pH destas e analisar a velocidade de decantação das partículas. Como resultados foram encontrado mudança na coloração obedecendo ao padrão, ocorreu precipitacao de acordo o coeficiente de solubilidade das substancias envolvidas, variacao na temperatura e produzir gases.

Palavras Chave: reação química, tratamento de água e experimentos.

INTRODUÇÃO

Reações químicas são transformações da matéria onde uma ou mais subtâncias denominadas de reagentes são convertidas em outras substâncias denominadas de produtos cujos efeitos nas soluções podem ser a formação de gases, a precipitação de solutos, variação na temperatura e mudança de coloração. Segundo Brady & Humiston (1986), esses efeitos são decorrentes das transformacoes quimicas, que ocorrem a partir de quebra e/ou formação, nas ligações entre as partículas sejam elas, átomo, moléculas e/ou íons, para que assim seja um produto diferenciado do reagente, modificado.

A água é o solvente considerado mais importante por causa tanto da sua abundâcia na Terra quanto devido ao fato de funcionar como meio para ocorrência de muitos processos naturais e reações químicas (Fulano de tal, XXX). Segundo Russel (2008) basicamente os tipos de reações que ocorrem em solução aquosa são as reações de precititação, as reações ácido base e as de oxi-redução. A precipitacao ocorre quando o soluto está em maior quantidade que o coeficiente de solubilidade da solucão expressa. Em outros casos, existem a reação de ácido e base que sucede de acordo com as substancias envolvidas no meio, obedecendo ao princípio das teorias de Arrhenius, Bronsted Lowry e Lewis. Já a oxirreducao é compreendida a partir do Nox dos elementos químicos, que faz referencia a transferencia de elétrons entre as espécies químicas envolvidas .

O processo de tratamento de água é fundamental para fornecer água potável para a população, sendo essa uma das atividades mais importantes no saneamento básico. Este tratamento ocorre a partir do seguinte processo; Na estação, é adicionado a água bruta uma determinada substância coagulante ,como o sulfato de alumínio, Al2(SO4)3 , e um elemento básico (cal hidratada, CaO) para modificar o pH do mesmo e favorecer as reações químicas das próximas etapas do tratamento. Assim, tornando possível transfigurar as impurezas em suspensão fina (EMBASA). Neste processo é possível observar diversas fases envolvidas tais como tais e tais em cada uma delas ocorrem diferentes reações quimicas, sendo que na fase de floculação ocorre (colocar aqui um referencial teorico sobre as reações envolvidas na floculaçao que fala sobre reação de precipitação e reações acido base e as de oxiredução).

Neste sentido, este estudo teve a finalidade de utilizar evidências experimentais para concluir a ocorrência de uma reação química, classificar tais reações e representá-las por meio de equações quimicas. Além disso, teve como objetivo compreender as etapas envolvidas no processo de tratamento de água. Para tanto, este artigo tem como objetivo utilizar evidências experimentais para concluir a ocorrência de uma reação química, classificar tais reações e representá-las por meio de equações quimicas, além de compreender as etapas envolvidas no processo de tratamento de água.

MATERIAIS E MÉTODOS

O experimento foi composto por duas etapas, sendo que na primeira foram realizados experimentos misturando diversas substâncias com a finalidade de observar os comportamentos destas quanto ao tipo de evidência de reações químicas, conforme representado no fluxograma I.

Fluxograma 1

Na segunda etapa, foram feitas misturas de substâncias com a finalidade de comparar a velocidade de decantação de reações químicas normalmente associadas ao processo de tratamento de água, além de medir e analisar a variação de pH delas, como sistematizado no fluxograma 2.

Fluxograma 2

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Em relação ao primeiro fluxograma foi observado diferentes comportamentos para cada tipo de mistura das substâncias como liberação de gás, formação de precipitado, mudança de coloração e aumento de temperatura, conforme descrito no quadro 1 abaixo. Justificar os dados achados no quadro 1. (Colocar o porque que no tubo 1 o AgCl precipitou , colocar porque no tubo 2 liberou o gás H2 falando da oxidação do magnésio, colocar porque que no tubo 3 mudou de cor falando se o Cr reduziu ou oxidou, o, colocar o porque que no tubo 4 e 5 juntos a temperatura aumentou.)

Quadro 1: Comportamentos das substâncias químicas descritas nos fluxogramas 1 e 2

Fluxograma

Recipiente

Descrição dos Compostos

Comportamento observado

1

tubo 1

NaCl + AgNO3

Formação de precipitado

tubo 2

Mg + HCl

Liberação de gás

tubo 3

K2Cr2O7 + C6H8O6

Mudança de cor

tubo 4

NaOH

23 °C

tubo 5

HCl

25° C

tubo 4 + tubo 5

NaOH + HCl

44° C

2

Béquer 1

água barrenta

5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com