TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Química - Fundamentos Basicos

Por:   •  8/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.357 Palavras (10 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 10

        UNIUBE EAD – BH

Trabalho de Construção de Aprendizagem

Química 2012 – Etapa V

[pic 1]

PORTFÓLIO

        

[pic 2]

Nome: Sarah Danielle de Matos

Turma 04 – Etapa V

Preceptor: Gustavo Henrique

Professor: Heberton Correa

Belo Horizonte / Abril 2012

[pic 4][pic 3]

Recursos pedagógicos para o ensino de Química

Até hoje, pode-se dizer que as aulas de Química têm sido caracterizadas pela antiga tradição verbal de transmissão de conhecimentos. Esquemas de lousa e fórmulas didáticas são algumas dessas tradicionais maneiras de ensino para a compreensão da Química. A cobrança nas avaliações se deve ao que o aluno memorizou e decorou, as definições ou conceitos e aplicações de fórmulas. Isso não faz da Química uma matéria esquisita e cansativa, sendo que ela tem tanto para nos oferecer e ensinar?

Sabemos que a Química tem um papel importante na sociedade atual e na formação da cidadania, evidenciando seu caráter científico e tecnológico. A partir disso, podemos perceber a importância de um processo de aprendizagem significativo, em que o aluno possa interagir e participar. E para isso, é fundamental o uso de estratégias de ensino e utilização de recursos pedagógicos.

Abaixo resolvi citar e comentar alguns dos recursos e estratégias que acredito serem fundamentais para um bom desempenho no processo de ensino-aprendizagem da Química, e claro, não descartando os métodos mais tradicionais, que também devem ser utilizados:[pic 5]

  • O USO DO LABORATÓRIO: a Química sem laboratório não é Química. Não faz sentido explicarmos todo o conteúdo e não comprovarmos na prática o que está sendo aprendido. Não importa o tipo de laboratório, pode ser um dentro de sala usando garrafa PET e pregador de roupa, mas comprove sua teoria para os alunos. Isso enriquece muito as aulas, tornando-as significativas.
  • DINÂMICAS DE GRUPO: elas são ferramentas de um processo de formação e organização que possibilitam a construção e reconstrução do conhecimento. Através de debates, as dinâmicas de grupo promovem reflexões e fazem com que a aprendizagem ocorra de maneira prazerosa e contextualizada, ampliando o conhecimento individual e coletivo, permitindo os diálogos com os alunos sobre um determinado tema
  • AULA PRÁTICA EXPOSITIVA: aqui, o professor utiliza o experimento na formação de um conceito, os dados obtidos através do experimento auxiliarão o professor a construir o conceito na sala.
  • COMPUTADOR: a inclusão digital na educação tem se tornado imprescindível, especialmente quando vemos a realidade tecnológica que vivenciamos cada dia. O computador como recurso de ensino pode ser muito bem utilizado, por exemplo, na montagem de moléculas em 3D, montagem de PowerPoint para enriquecimento da aula, dentre outras oportunidades qualitativas que ele pode oferecer. [pic 6]

 [pic 7]

E OS POLÍMEROS...

Este foi um dos temas mais interessantes para mim nesta quinta etapa. Até este momento, havíamos estudado apenas moléculas orgânicas relativamente pequenas. E agora vimos que alguns tipos dessas pequenas moléculas podem se ligar várias vezes, originando macromoléculas. Cada uma dessas unidades que se ligam são chamadas de monômeros, e a molécula gigante que eles originam são os polímeros.

Estudamos sobre os polímeros naturais, que são aqueles que são biossintetizados, ou seja, são produzidos pela natureza sem a intervenção do homem, dentre os quais podemos citar a borracha, os polissacarídeos, as proteínas. Vimos também sobre os polímeros sintéticos, e a maneira como os polímeros fazem suas ligações: por adição, por condensação ou por rearranjo.

O mais interessante é ver as utilidades e aplicações cotidianas de cada tipo de polímero. Eles nos cercam o tempo todo, estão ao nosso redor. Nas garrafas, nos brinquedos, nos automóveis, nos materiais de laboratório, nos alimentos, eles estão aí presentes. Resolvi apresentar algumas curiosidades sobre os polímeros.

TEXTO 01

A revolução das fibras

As fibras são usadas principalmente em materiais de vestuário. A tecelagem com fibras de algodão já era conhecida pelos egípcios desde 3400 a.C.

Em diferentes países, uma diversidade de fibras naturais – como, por exemplo, fibras de juta, buriti, lã, seda – é empregada na fabricação de tecidos e outros produtos. Porém, o desenvolvimento de polímeros sintéticos que produzem fibras provocou uma revolução na indústria, sobretudo a do setor têxtil.

O avanço trouxe o fim da dependência da produção agrícola, sujeita a variações climáticas, ataque de pragas e políticas regionais. Vestuários antes disponíveis apenas a uma pequena parcela da população foram amplamente popularizados. Além disso, o uso de polímeros sintéticos contribuiu para aumentar a qualidade e a diversidade de vestuários para atender às mais diferentes exigências climáticas, profissionais, etc.

Vamos conhecer um pouco da versatilidade de algumas dessas fibras.

  • Poliésteres[pic 8]

Poliésteres são polímeros obtidos pela condensação de poliácidos (ou também seus anidridos e ésteres) com poliálcoois. Um dos poliésteres mais simples e mais importantes é obtido pela reação do éster metílico do ácido tereftálico com etileno-1,2-diol. O terilene, ou dracon, é usado como fibra têxtil associado com lã, algodão e seda, em diferentes proporções, na fabricação de tecidos para roupas – o resultado dessa combinação comumente recebe o nome de tergal. 

  • Poliamidas ou náilons

As poliamidas, obtidas pela polimerização de diaminas com ácidos dicarboxílicos, são plásticos duros de grande resistência mecânica, conhecidos como náilons. Podem ser moldados para a confecção de engrenagens e diferentes peças de máquinas, ou “puxadas” formando fios, para a fabricação de cordas, tecidos, garrafas, linhas de pesca, etc. O mais popular comercialmente é o náilon-66, resultante da reação entre a 1,6-diamino-hexano com o ácido hexanodióico.

PEQUIS – Projeto de ensino de química e sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (597.8 Kb)   docx (492.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com