TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos básicos da iniciação esportiva

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Esportes I Tarefa: Atividade da 3° Semana

Nome: RA: Turma:

Parecer do Tutor:

Descrição da Atividade

1- Fundamentado no material estudado, você deve escrever um texto, com as suas palavras, explicando como podemos definir esporte, isto é, como posso qualificar uma atividade como esporte. Nesse texto você também deve explicar a diferença dos conceitos de “esporte na escola” e “esporte da escola”. Considere para a resposta os códigos esportivos citados por CASTELLANI FILHO (1992).

De acordo com Helal (1990), quando o jogo passa a submeter-se a uma organização mais ampla e burocrática, que extrapola os interesses dos participantes, tem início o universo do esporte. Nas palavras do próprio autor:

Segundo Betti (1991), a definição de esporte para ele e de modo mais geral, classifica-o como uma ação social institucionalizada, com regras, desenvolvida a partir de uma base lúdica, em forma de competição entre adversários ou contra a natureza, que tem como objetivo designar um vencedor ou registrar um recorde, por meio de uma comparação de desempenhos. O resultado é determinado pela habilidade e pela estratégia do participante, que é gratificada tanto intrínseca como extrinsecamente.

Concordo com os dois autores, pois o Esporte é uma atividade física estabelece determinados regulamentos e que geralmente visa à competição entre praticantes. Para se caracterizar esporte tem de haver envolvimento de habilidades e capacidades motoras, regras instituídas por uma confederação. Algumas modalidades esportivas não requerem realizar esforço, em cujo caso é mais importante à destreza e a concentração do que o exercício físico. Basicamente as modalidades esportivas podem ser coletivas, duplas ou individuais, mas sempre com um adversário. O esporte também pode ser compreendido como uma rica ferramenta sociocultural, que envolve a prática voluntária de atividade física competitiva com finalidade recreativa ou profissional, ou também física não competitiva com finalidade de lazer, contribuindo para a formação e o desenvolvimento físico e intelectual.

uma atividade mesmo possuindo atividade física do mais elevado grau, somente será esporte se possuir alguma forma de competição, vou dar um exemplo, quando um grupo de amigos em um campo de futebol, disputam uma partida não poderíamos considerar um esporte embora apresente claramente um tipo de competição, pois não apresenta condições formalizadas e organizadas, ou seja, não é uma atividade física competitiva organizada por alguma instituição, como uma partida de futebol entre dois clubes profissionais.

Mendes Júnior e Barbosa (2011) argumentam que o esporte na escola é aquele na qual o professor ensina as regras e as técnicas e os alunos apenas têm que reproduzi-las, visando executar com o máximo de perfeição. De acordo com o autor entendo que o esporte na escola, é aquele esporte que não abre mão de suas regras e sentidos, tendo como objetivos a reprodução do esporte desenvolvido pela instituição esportiva. Para mim o esporte na escola é como se fosse uma forma de iniciação esportiva paraa busca e pelo desempenho de alguns alunos que possam ter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com