TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento da Água

Por:   •  22/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.327 Palavras (14 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 14

TRATAMENTO DAS ÁGUAS

Francine Antunes – Nº 17

Juliana Amadeu – N° 23

TRATAMENTO DAS ÁGUAS

        Trabalho como exigência bimestral para avalição do curso Ensino Médio. Desenvolvimento do Trabalho de Ações de Defesa e Proteção ao Meio ambiente - Projeto da Escola Técnica Sales Gomes de Tatuí. Com a orientação da Professor Luis Antunes.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................2

DESENVOLVIMENTO...........................................................................................3

1. Importância do Tratamento da Água.................................................................3

2. SABESP de Tatuí..................................................................................................5

2.1. O Processo de Tratamento................................................................................6

3. SABESP de Cesário Lange..................................................................................7

3.1. O Processo de Tratamento................................................................................8

4. SAEEC de Cerquilho............................................................................................9

4.1. O Processo de Tratamento...............................................................................10

CONCLUSÃO..........................................................................................................12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................13        

 INTRODUÇÃO

Neste trabalho apresentaremos os respectivos saneamentos básicos das cidades de Cerquilho e Tatuí. Ambas cidades são próximas porém estas possuem instituições diferentes, as quais são responsáveis pelo tratamento e distribuição da água para as cidades.

Primeiramente o saneamento básico e o tratamento de água, são processos realizados desde a coleta das águas, o tratamento e a distribuição da mesma para as casas. Diferentes instituições fazem isso, a mais comum seria a SABESP, porém temos também a SAAE na cidade de Cerquilho.

Portanto estarão presentes no trabalho, além dos tópicos sugeridos em sala pelo professor, os processos básicos de tratamentos realizados e sua importância.


 DESENVOLVIMENTO

1. Importância do Tratamento da Água :

Sendo a água um bem de suma importância, não somente para existência de vida na terra, mas como uma necessidade que se estreitou ainda mais com o avanço tecnológico, obviamente esta não poderia ser consumida em seu estado natural ultimamente, por conta de poluições e toxinas que são lançadas diariamente nesta por nós.

Assim sendo, a abundância deste recurso é clara, já que cerca de dois terços do planeta é coberto de água, porém nem toda esta parcela é potável (somente 2% é), começando então por aí os problemas com abastecimento de água.  Além disso, existe um agravante: 2 destes 3% estão em lugares de difícil acesso para captação, como as geleiras, por exemplo. Portanto, apenas 1% de toda água do planeta é acessível para consumo. (1)

O tratamento então realizados por nós é constituídos, basicamente, de três fases, sendo estas : a física, a química e a biológica.

Durante o tratamento físico ocorre a captação da água bruta, ou seja como esta é encontrada nos rios de abastecimento, a qual será direcionada paras estações de tratamento. Além disso ao passar pelas tubulações a água também é brevemente limpa, uma vez que nestas tubulações (canais) são encontradas grades, peneiras estáticas ou rotatórias, entre outras, que são utilizadas para retirar as sujeiras sólidas mais grosseiras presentes na água. (1,2)

Ao passar pela primeira fase a água sofrerá processos químicos que retirarão os resíduos poluentes restantes desta.  Assim o que ocorre é que nesta água são adicionados agentes químicos (como o sulfato de alumínio por exemplo, sendo este o mais comum) que farão com que os resíduos maiores ainda restantes se separem da água aglutinando-se e posteriormente floculando-se, formando assim grupos maiores de aglutinados. Ainda dentro dos processos químicos, nos tanques seguintes ocorrerá a decantação e sedimentação dos poluentes aglutinados e floculados, formando então o lodo, o qual é por fim separado da água. (1)

Após este momento a água sofre processos de filtração fazendo com que esta fique com ainda menos partículas impuras. Mesmo após estes processos a água ainda não foi totalmente limpa, portanto não está ainda potável para consumo humano, o que nos leva ao processos biológicos, nos quais  bactérias aeróbias ou anaeróbias fazem os processos de alimentação e de respiração, transformando a matéria orgânica em componentes simples como : sais minerais ou gás carbônico. (1,2)

Além disto a água também passará pelo processo de desinfecção, retirando assim os microorganismos da água e após este ocorrerá o processo de fluoretação, tendo como principal finalidade estabilizar o PH da água. (1)

Ainda após o tratamento das águas, antes de serem distribuídas nas cidades a água precisa ter passado por um processo de qualidade, estabelecendo assim um padrão que deve ser cumprido, assim fazendo com que a água chegue às casas em melhor qualidade para consumo. Algumas dessas exigências de qualidade são: (7)

A qualidade da água pode ser representada através de diversos parâmetros, que traduzem as suas principais características físicas, químicas e biológicas.

  • Parâmetros físicos: cor, turbidez, sabor, odor, temperatura.
  • Parâmetros químicos: pH, alcalinidade, acidez, dureza, ferro, manganês, cloretos, nitrogênio, fósforo, oxigênio dissolvido, matéria orgânica, micropoluentes orgânicos e inorgânicos.
  • Parâmetros biológicos: organismos indicadores, algas, bactérias.

São feitas referências aos seguintes padrões de qualidade da água:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (279.4 Kb)   docx (71.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com