TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento de Espumas

Por:   •  23/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.711 Palavras (7 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 7

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE SÃO PAULO

PROJETOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROFESSORA: NAICIR REBELATTO

1º SÉRIE “A” - ETIM MEIO AMBIENTE

 

 

 Projeto de educação ambiental relacionado a produção de roupas por tecidos sustentáveis e a customização de roupas coletadas para presentes natalinos.

 

 

Lívia Ferreira

Mariana Sampaio

Nicole Melo

Sabrina Kim

Soitiro Oura

Ana Laura Watanabe

Julia da Silva Trigo

 

                   

 

SÃO PAULO                                                                                                                          2018

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE SÃO PAULO

PROJETOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROFESSORA: NAICIR REBELATTO

1º SÉRIE “A”- ETIM MEIO AMBIENTE

Projeto de educação ambiental relacionado a produção de roupas por tecidos sustentáveis e a customização de roupas coletadas para presentes natalinos.

 

Lívia Ferreira

Mariana Sampaio

Nicole Melo

Sabrina Kim

Soitiro Oura

Ana Laura Watanabe

Julia da Silva Trigo

 

                   

Trabalho apresentado ao Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio da Etec de São Paulo, orientado pela professora Naicir, como requisito parcial para obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio

 

SÃO PAULO                                                                                                    2018

RESUMO

O projeto do nosso grupo apresenta sobre os impactos negativos causados pela moda. Não é um problema simples, pois as pessoas não conseguem fugir dos comércios e propagandas que mostram, a cada minuto, um novo tipo de produto dizendo como se aquele fosse melhor do que a anterior.

As indústrias de moda estão acelerando o ritmo da destruição ambiental. Poluem a atmosfera, o solo, desperdiçam recursos hídricos e gastam energia. Não para neste ponto: é uma grande preocupação para as relações sociais, uma vez que surgem certas indústrias têxteis que tratam os trabalhadores como escravos.

O que queremos com nosso projeto é mostrar algumas das atitudes interessantes para as pessoas, especialmente da comunidade escolar da ETESP, tomarem no seu dia a dia, contribuindo para minimizar impactos negativos sobre a qualidade do meio ambiente.

Resolvemos fazer então, a confecção de roupas com tecidos sustentáveis e a reutilização de roupas doadas através da customização. A ideia de fazer este não tinha no princípio, mas percebemos que era uma forma viável ao nosso projeto. R

Índice

 

1- Objetivo................................................................................................3

2-Justificativa............................................................................................3

3- Introdução teórica.................................................................................3

4- Materiais utilizados...............................................................................6

5- Procedimentos.....................................................................................6

6-Resultados.............................................................................................6

7-Conclusões............................................................................................7

8- Anexos……………………………………………………………………....0

9-Bibliografia.............................................................................................7

 

INTRODUÇÃO

A moda é uma das indústrias que mais agride o meio ambiente, os impactos decorrentes da produção percorrem toda a cadeia produtiva têxtil: desde o plantio do algodão até a confecção da peça, além dos impactos derivados da comercialização. O cultivo do algodão, em virtude da grande quantidade de pesticidas, inseticidas e fertilizantes empregados para a obtenção da fibra, causa contaminação da água, do solo e da fauna local. Além de consumir um volume gigantesco de água nos processos de beneficiamento e acabamento – alvejar ou tingir produtos têxteis. Ao longo da cadeia produtiva têxtil, os impactos ambientais envolvem contaminação do solo, consumo de água, de energia, emissões atmosféricas de poluentes e resíduos sólidos. No aspecto social – e também sustentável – que muitas vezes envolve o grave problema da mão de obra explorada de maneira análoga ao trabalho escravo e ao infantil, infelizmente uma prática muito presente inclusive na produção de grandes cadeias de lojas e marcas que terceirizam a produção e a responsabilidade sobre a questão.

Em relação à última etapa, a confecção, os retalhos causam um impacto altamente significativo e não perceptível. No Brasil, a estimativa de resíduos têxteis é de 175 mil toneladas/ano. Desse total, apenas 36 mil toneladas são reaproveitadas na produção de barbantes, mantas, novas peças de roupas e fios. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (ABIT) na região do Bom Retiro, diariamente são descartados, inadequadamente, 12 toneladas de resíduos têxteis (retalhos) produzidos por mais de 1,2 mil confecções. A coleta dos retalhos é realizada de forma desorganizada, sem preocupação com a destinação adequada.

Cada peça produzida inevitavelmente gera aparas e retalhos que atualmente são descartados no lixo comum. Segundo estimativa do Programa da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o volume de resíduos urbanos deve aumentar do atual 1,3 bilhão de toneladas para 2,2 bilhões de toneladas até 2025. Em relação ao descarte do lixo no Brasil, apenas 58% do total coletado tem como destino os aterros sanitários, terrenos que funcionam de acordo com as exigências legais. O restante é despejado em aterros controlados (24,2%) e em lixões (17,8%), e somente cerca de 4% é reciclado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (783.2 Kb)   docx (649.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com