TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Título do Trabalho de Conclusão do Curso

Por:   •  9/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 4

Título do Trabalho de Conclusão do Curso

Autores: Fabiana Penido; Guilherme Lima; Iago Caldeira; Jéssica Oliveira; Márcia Cristina; Ramon Ferrari

Orientador/Coordenação de curso: Margarete Pereira e Pedro Prates

Resumo – Estas instruções fornecem as orientações básicas para a preparação do ATCC. O texto deverá ser escrito em linguagem técnica. Não cite referências no resumo. O resumo não deve exceder 100 palavras. Evite usar abreviaturas no título e, caso sejam necessárias, descreva-as no resumo. Siga atentamente estas instruções, permitindo um texto legível e uniforme. Deverá resumir as partes fundamentais do projeto, incluindo introdução, objetivos, metodologias, resultados e discussões além da conclusão. Palavras-chaves - Preparação do ATCC

  1. Introdução Texto

O cimento é um dos materiais de construção com maior utilização no mercado. O cimento pertence à classe dos materiais aglomerantes hidráulicos, é um pó constituído de partículas de tamanho entre 1 e 50μm, obtido pela moagem do clínquer e adição de sulfato de cálcio, na forma de gipsita (FREIRE, 2012). Esse tipo de material quando entra em contato com a água sofre um processo físico-químico, transformando-se em uma substância sólida com grande resistência a compressão, resistente a água e a sulfatos.

Na indústria atualmente se produz cimentos com substituição parcial por subprodutos com propriedades pozolânicas, que são rochas de origem vulcânica, constituídas por uma mistura mais ou menos homogênea de materiais argilosos, como as escórias e as cinzas volantes, para reduzir o seu nível de emissão de gás CO2 e o seu custo. Porém a redução de emissão de CO2 obtido dessa maneira é bastante limitado. Além disso, o processo de fabricação do cimento requer um alto consumo de energia térmica com combustíveis que são utilizados para aquecer os fornos rotativos para a produção de clínquer e energia elétrica que é consumida em todo o processo industrial para movimentar máquinas que faz girar os fornos rotativos e os moinhos. A maior parte desse consumo é relativo ao gasto de energia térmica durante o processo de queima dos combustíveis (ECYCLE, 2010).

Uma direção alternativa para a fabricação de materiais cimetícios para serem aplicados na contrição civil é desenvolver ligantes alternativos ao cimento Portland capazes de um melhor desempenho, seja em durabilidade ou até mesmo em produção sustentável. Um ligante resistente e alternativo são os geopolímeros ou polissialatos, que foram citados em patentes em 1981 pela primeira vez. Os polissialatos denotam características particulares com grande potencial de aplicação como aglomerante, em substituição ao cimento Portland (SILVA, 2009). Segundo este autor, o geopolímero é uma adequação do processo de estabilização de solos cauliníticos ou lateríticos com cal [Ca(OH)2], feita pelos antigos Romanos e Egípcios na confecção de aglomerantes estruturais.

A exploração de recursos minerais tem uma extrema importância nos dias atuais devido ao impacto ambiental causado e a grande fonte de renda gerada, que equilibra os índices de crescimento do país em grau bastante significativo. No dia 5 de novembro de 2015 aconteceu o rompimento da barragem de Fundão, que pertencia à Samarco Mineração S.A., espalhou rejeito de Mariana, em Minas Gerais, até o litoral do Espírito santo. Este rejeito é resíduo do processo de tratamento do material extraído na mineração e, aproximadamente 39,2 milhões de m3 vazaram da barragem e atingiram o córrego Santarém, rios Gualaxo do Norte, Carmo e Rio Doce. (RENOVA, 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com