TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso De TIC's Em Salas De Aula

Monografias: Uso De TIC's Em Salas De Aula. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  2.224 Palavras (9 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA

PARAÍBA - CAMPUS MONTEIRO

FRANCK OLIVEIRA DE ARAGÃO JÚNIOR

MÁRCIO ROBERTO DE LIMA NASCIMENTO

O USO DE TIC’s (TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) NO ENSINO APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PÚBLICA

Projeto de Pesquisa

MONTEIRO – PB

2015

FRANCK OLIVEIRA DE ARAGÃO JÚNIOR

MÁRCIO ROBERTO DE LIMA NASCIMENTO

O USO DE TIC’s (TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) NO ENSINO APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PÚBLICA

Projeto de Pesquisa

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Metodologia do Trabalho Científico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba como pré-requisito da segunda avaliação. Orientadora: Profª. Ms. Kaline Silva Castro

MONTEIRO – PB

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. HIPÓTESES 5

3. OBJETIVOS 6

3.1 Objetivos Gerais 6

3.2 Objetivos Específicos 6

4. JUSTIFICATIVA 7

5. METODOLOGIA 8

5.1 Caracterização da Pesquisa 8

5.2 Campo da pesquisa 8

5.3 Universo e amostra 8

5.4 Instrumento de coleta dos dados 9

5.5 Comitê de Ética 9

5.6 Tratamento dos dados 9

6. CRONOGRAMA 10

7. ORÇAMENTO 11

REFERÊNCIAS………………………………….…………………………………………...12

APÊNDICE A...........................................................................................................................13

APÊNDICE B...........................................................................................................................15

1. INTRODUÇÃO

Com o avanço da tecnologia, cada dia nos deparamos com novas possibilidades, novas formas de aprender e ensinar. Com o uso de recursos tecnológicos o ambiente educacional vem se tornando cada vez mais desafiador e eminente na vida de discentes e docentes das escolas públicas, tendo o computador e acesso a internet como principal ferramenta para construção do conhecimento (VALENTE 1999).

O uso tecnologias da informação e comunicação no contexto educacional pode vim a trazer imensas vantagens, tendo em vista que tais recursos como computador conectado à internet, tablets, com softwares educacionais podem despertar maior interesse no aluno, já que o mesmo por meio de tais recursos como softwares educacionais dinâmicos que interagem com ele, fazendo com que o mesmo use mais sua criatividade, assim, proporcionando maior desempenho escolar (GONÇALVES 2012).

Dentre as grandes vantagens que a tecnologia pode proporcionar no universo pedagógico, vale a pena ressaltar que o professor precisa dominar estes recursos e saber aplicá-los no contexto pedagógico. Segundo Freitas (2010) “Os professores precisam conhecer os gêneros discursivos e linguagens digitais que são usados pelos alunos, para integrá-los, de forma criativa e construtiva, ao cotidiano escolar”, também existe o papel da escola que para tal precisa estar equipada com laboratórios de informática com recursos suficientes e que ofereça capacitação aos professores para que os mesmos possam usar tais recursos de forma correta no contexto educacional.

Qual a infraestrutura que a escola poderia dispor para oferecer um ambiente digno para o melhor aproveitamento das TIC’s? Os levantamentos iniciais apontam que os usos das TIC’s de uma forma geral ainda não funcionam da maneira devida, pois a escola nem sempre oferece uma estrutura considerável em relação a fatores físicos como: computadores e mobiliário precários, conexão em rede e internet banda larga insuficientes, falta de uma manutenção períodica; e outro fator tão importante quanto, é que muitos dos docentes não têm conhecimento suficiente para transmitir ou auxiliar aos alunos no uso e desenvolvimento das atividades através das TIC’s.

Sabendo-se que o uso destas tecnologias vem se tornando cada vez mais presente no ambiente escolar; de acordo com Gonçalves (2012) “o computador é um importante recurso pedagógico e refletir sobre sua utilização na escola é realmente necessário e pertinente. Nesta perspectiva, os profissionais de educação devem usar métodos pedagógicos que propicie uma melhoria na aprendizagem dos alunos”.

Partindo deste contexto, observando que muitas escolas públicas já contam com diversas ferramentas tecnológicas, o presente trabalho visa analisar o uso destas tecnologias no ensino-aprendizagem de discentes do ensino médio e docentes da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças no município de Ouro Velho - PB.

Ao final da pesquisa acredita-se que as utilizações de tais recursos tecnológicos como softwares voltados para educação através de computadores conectados à internet proporcionam um amplo acervo de conhecimento nas diversas disciplinas, melhorando assim, consideravelmente o desempenho escolar.

2. HIPÓTESES

As TIC’s são utilizadas no contexto educacional, pois com o auxílio dos recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com