TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ácido ascórbico

Projeto de pesquisa: Ácido ascórbico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O ácido ascórbico ou L-ascórbico é um composto químico branco cristalino, de fórmula C6H8O6, conhecido também como vitamina C. Apresenta um comportamento químico fortemente redutor, e por este motivo, é largamente utilizado como antioxidante. No organismo humano, tem funções importantes na acumulação de ferro na medula óssea, baço e fígado, na produção de colágeno, no aumento da imunidade contra doenças bacterianas e virais, na formação de ossos e dentes, entre outras. É um nutriente essencial na dieta dos seres humanos, porque estes são incapazes de produzir esta vitamina em seu organismo, devido à carência de enzimas que convertem a glicose em ácido ascórbico. Por isso, é necessário que o consumo deste nutriente se dê através dos alimentos. Alguns alimentos ricos em vitamina C são o tomate, a laranja, a acerola, o limão e a goiaba. Quando a ingestão de vitamina C através dos alimentos é deficiente ou insuficiente, é possível também ingeri-la através de fármacos, que são comercializados em forma de comprimidos ou gotas. (EMEDIX)

Uma das formas de determinar a quantidade de ácido ascórbico em um alimento ou em um fármaco é através da iodimetria. Neste método, o poder redutor do ácido ascórbico é utilizado para reduzir o iodo a iodeto, através da reação:

C6 H8 O6 + I2 C6 H6 O6 + 2HI

Para esta determinação, baseada na volumetria de óxido-redução, utiliza-se como indicador a goma de amido. Ao ser reduzido a iodeto, a partir da reação com o ácido ascórbico, tem-se uma solução incolor. Porém, o excesso de iodo produz com o amido um complexo de coloração azul, o que indica o ponto final da titulação, possibilitando determinar a quantidade de ácido em análise a partir da alíquota da solução de iodo padronizada utilizada. (Atkins, et al. 2007)

É uma das vitaminas hidrossolúveis, isso significa dizer que o organismo usa o necessário e elimina o excesso. Apesar disso especialistas dos Institutos Nacionais de Saúde (National Institutes of Health) sugerem o aumento das atuais necessidades diárias recomendadas de vitamina C de 60 mg para 100-200 mg por dia. A vitamina C possui inúmeras funções no organismo, sua participação mais importante é na síntese de colágeno, substância que dá estrutura aos tecidos conjuntivos, como músculos, tendões, ossos e cartilagens, na síntese de hormônios e neuro-transmissores importantes, como a adrenalina, secretada durante situações estressantes, redução do nível de triglicerídeos e de colesterol, além de fortalecer o sistema imunológico. (GERBRAS).

OBJETIVO

Esta prática de laboratório tem como objetivo determinar os teores de ácido ascórbico em tabletes de vitamina c da marca MERCK CEBION pela analise volumétrica através do método Iodimetrico.

MATERIAIS E REAGENTES

Quadro 1 – materiais e reagentes

Materiais Reagentes

3 vidros de relógio

3 béqueres de 50 mL

Bureta de 25 mL

Pipeta de 50 mL

Pêra

Funil

2 erlenmeyers de 250 mL

Proveta de 100 mL

Frasco escuro com tampa (250 mL)

2 Balões volumétricos de 100 mL

1 Balão volumétrico de 250 mL

Pipeta volumétrica de 25,0 mL

Pipeta graduada de 5 mL

Bastão de vidro com policial

Papel alumínio

Espátula

Papel para limpeza

Etiquetas Na2S2O3 P. A.

I2 ressublimado P. A.

Indicador Amido

KI P.A.

Na2CO3 P.A.

KIO3 P.A. previamente seco à 150C.

HCl 1 mol/L

Água destilada

Tabletes de vitamina C (Vitasay, Cebion ou Cetiva)

METODOLOGIA

Prepara-se e padroniza-se uma solução de iodo 0,03 mol/L .

1- Solução padrão de I2 0,03 mol/L: Pesou-se aproximadamente 0,95 g de iodo puro em um vidro de relógio e transferiu-se para um béquer de 50 mL contendo 5 g de iodeto de potássio dissolvido em 25 mL de água. Agitou-se cuidadosamente com auxílio do bastão de vidro, para dissolver todo o iodo. Transferiu-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com