TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ácido ascórbico

Projeto de pesquisa: Ácido ascórbico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

adasdada

Profª Roberta Carreto

Primavera do Leste, 28 de março de 2009

INTRODUÇÃO

O ácido ascórbico popularmente conhecido como vitamina C, é um material branco, hidrossolúvel e cristalino, possui fórmula química C6H8O6, massa molar 176.13 g/mol, densidade 1.65 g/cm³, ponto de fusão 190 - 192 °c pertence a um grupo orgânico chamado de lactonas, é uma molécula polar com quatro hidroxilas (oh), sendo que duas delas na posição c=c podem interagir entre si por ligações de H. A vitamina c é um ácido, embora não pertença à classe dos ácidos carboxílicos, representada pela fórmula estrutural.

É uma das 13 principais vitaminas que fazem parte de um grupo de substâncias químicas complexas, necessárias para o funcionamento adequado do organismo humano. Sua habilidade de perder e captar hidrogênio lhe garante um papel essencial no metabolismo. Sintetizada por vegetais verdes e organismos unicelulares, porém não pelo homem, sendo a vitamina C adquirida pela ingestão de alimentos como frutas cítricas, legumes, verduras e de origem animal como o fígado e músculos, podendo ser também fornecido através de medicamentos.

O ácido ascórbico é um poderoso antioxidante e combate a formação dos radicais livres, faz parte de várias reações metabólicas, possuindo inúmeras funções no organismo, sua participação mais importante é na síntese de colágeno, substância que dá estrutura aos tecidos conjuntivos, como músculos, tendões, ossos e cartilagens, na síntese de hormônios e neurotransmissores importantes, como a adrenalina, secretada durante situações estressantes, redução do nível de triglicerídeos e de colesterol, além de fortalecer o sistema imunológico, também contribui para a saúde dos dentes e gengivas e, promove a absorção, depósito e transporte do ferro a partir da dieta aumentando a absorção deste nutriente pelo organismo ajudam ainda o organismo a responder às infecções e ao estresse. Deficiência de vitamina C resulta em escorbuto (formação de feridas na pele, sangramento e inflamação da gengiva, dores musculares, sensibilidade geral ao toque), taquicardia, anemia entre outras.

Os suplementos de vitamina C estão disponíveis na forma de comprimidos convencionais, efervescentes e mastigáveis, xaropes, pós, granulados, cápsulas, gotas e ampolas. As NDRS (necessidades diárias recomendadas) de vitamina C para a maioria das pessoas com idade igual ou superior a 15 anos são 60mg por dia. Entre as pessoas que necessitam de maiores quantidades de vitamina c estão as mulheres grávidas (70mg), as lactantes (90 a 95mg) e os fumantes (pelo menos 100mg). Porém há controvérsias sobre a quantidade exata a ser ingerida. Como a vitamina C não pode ser armazenada no organismo em grandes quantidades, é importante fazer a sua reposição, ingerindo as quantidades diárias recomendadas, tanto através de suplementos ou através da alimentação, por ser solúvel dificilmente ocorrerá intoxicação se ingerido uma quantidade maior, já que o organismo absorverá o necessário e o restante será eliminado através da urina também pela sua baixa estabilidade a absorção vai ser reduzida, pois ao ser ingerido pode sofrer reações com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com