TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - CONTABILIDADE GERAL - ETAPA

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Na realização desta etapa da ATPS de Contabilidade Geral iremos desenvolver nossos conhecimentos sobre alguns conceitos da Contabilidade. Conceitos esses que possuem papel fundamental para o desenvolvimento das empresas, pois, através da Legislação Contábil, as empresas ou organizações podem crescer de forma equilibrada e correta diante da sociedade, organizando seu patrimônio e obtendo os resultados desejados. Nesta etapa, iremos elaborar um Balancete de verificação e um Balanço Patrimonial da empresa fictícia Pedal Certo Comercial de Bicicletas e Acessórios Ltda.


Passo 1

Técnicas Contábeis

As técnicas contábeis são interpretadas como um conjunto de procedimentos, utilizados nas ciências contábeis para que os fins proposto sejam atingidos.

1. ESCRITURAÇÃO

2. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS OU (DEMOSTRAÇÃO FIMANCEIRA)

3. ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

4. AUDITORIA

ESCRITURAÇÃO

É a técnica pela qual são efetuados os registros das ocorrências que afetam o patrimônio de uma organização. Estas ocorrências recebem a designação de fatos contábeis.

Todo e qualquer fato contábil (operação que provoca alterações no patrimônio) deve ter um determinado registro na contabilidade da entidade. Os registros efetuados são representados por lançamentos os quais, em seu conjunto, compõem a escrituração de determinada entidade. A escrituração obedece às normas da disciplina contábil em livros exigidos pela legislação comercial e fiscal. Os principais livros contábeis são o Diário e o Razão.

A escrituração pode ser também realizada pelo método de partida simples, quando é feito o controle individual dos lançamentos ou pelo método das partidas dobradas quando para cada lançamento a crédito a um débito de igual valor, o mais usado.

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

As informações contábeis são organizadas utilizando-se demonstrativos, os quais permitem, por meio de suas análises, avaliar a situação econômica e financeira das entidades. As Demonstrações Contábeis são sistemas de informações integradas referentes a um período em determinada gestão administrativa. As demonstrações contábeis definidas pelo artigo 176 da Lei 6.404/76 (S.A.) são:

BALANÇO PATRIMONIAL

É a demonstração que tem como finalidade apresentar a posição financeira e patrimonial de uma organização ou entidade, no fim do período contábil. Para um entendimento inicial, vamos entender o período contábil como o exercício social, o qual normalmente coincide com o ano-calendário. O Balanço é a expressão matemática do Patrimônio, a qual é estabelecida através de uma equação. No lado esquerdo da equação, são representados os bens e direitos, os quais constituem o Ativo da entidade.

No lado direito da equação, se posicionam as Obrigações que a entidade possui com Terceiros (dívidas com pessoas que não fazem parte da sociedade) - conhecidas no Balanço Patrimonial como Passivo Exigível - e o Patrimônio Líquido, também denominado de Capital Próprio, que representa a diferença entre os bens e direitos da entidade (Ativo) e as suas obrigações com terceiros (Passivo Exigível).

No Balanço Patrimonial, o Ativo (bens e direitos) será necessariamente igual à soma do Passivo Exigível (obrigações e dívidas) com o Patrimônio Líquido (valores que efetivamente pertencem aos sócios). Nota: No Passivo, existe outro grupo denominado Resultado de Exercícios Futuros que devido à sua menor importância em relação aos demais não será abordado neste capítulo. Nota: Normalmente, o Passivo Exigível é designado apenas como Passivo, no entanto, de acordo com a Lei das S.A. o Passivo compreende Passivo Exigível (+) Patrimônio Líquido. Nota: O Ativo além de ser designado como Patrimônio Bruto, também é identificado como Capital Total ou Capital Total à Disposição da Empresa. O Patrimônio Líquido é também designado como Situação Líquida.

Nota: As contas pertencentes ao Balanço Patrimonial são denominadas Contas Patrimoniais.

CONTAS PATRIMONIAIS

Patrimônio Liquido: é representado pelas contas de capital social que são os investimentos pessoas dos sócios para a aquisição dos primeiros recursos da empresa.

Reservas de lucros: são constituídas por valores de origem do lucro da empresa.

Reservas de capital: são os valores recebidos pela empresa que não circulam nas contas de receitas e nem nas despesas.

Lucros Acumulados: Lucros da empresa que ainda não possui destino exclusivo.

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO – DRE 

Demonstra o resultado financeiro da empresa, envolvendo as contas de receitas, despesas e custos.

AUDITORIA

Um método que ratifica a exatidão dos resultados obtidos que foram apresentados nas demonstrações contábeis é feita uma verificação dos dados lançados.

Passo 2

Classificar as contas a seguir como (Bens, Direitos e Obrigações), em que B= bens, D= direito e O = obrigações.

CONTA B/D/O R$

Caixa – B – 1.000,00

Banco – B – 8.500,00

Fornecedores – O – 18.550,00

Energia elétrica a pagar – O – 125,00

Clientes – D – 13.025,00

Estoque de mercadoria – B – 15.500,00

Salários a pagar – O – 15.500,00

Máquinas – B – 25.000,00

Softwares – B – 95.000,00

Imóveis – B – 260.000,00

Empréstimo a pagar – O – 1.350,00

Móveis e utensílios – B – 12.500,00

Passo 3

Classificar as contas a seguir como (Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido), em que: A= ativo, P= passivo e PL= patrimônio líquido.

CONTA A/P/PL R$

Caixa – A – 1.000,00

Banco – A – 8.500,00

Fornecedores – P – 18.550,00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (218.1 Kb)   docx (547.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com