TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade custos 1º Parte inteira 2015

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Nesta ATPS teremos o desafio de realizar um levantamento e apresentar aos gestores um relatório que aponte os principais pontos para a redução de custos e maximizar a lucratividade, tudo isso através de um aprofundamento dentro da ciência da contabilidade de custos.

Na primeira parte desta ATPS vamos estudar individualmente as diferenças entre custos diretos e indiretos e também sobre a terminologia usada para contabilidade básica e finalmente realizar um resumo sobre os principais pontos vistos durante a confecção da ATPS.

Custos diretos

São aqueles custos que ficam ligados diretamente aos produtos ou serviços, para mensurar corretamente esse consumo podemos fazer medidas de consumo como peso do material consumido, embalagens utilizadas, mão de obra e a energia elétrica consumida.

Custos indiretos

São aqueles que possuem uma maior dificuldade de mensurar não sendo tão objetivo e muitas vezes sua medição se torna estimada e arbitrária temos exemplos como o aluguel, supervisores, chefia, controle de qualidade.

Notas

Lembrando-se sempre que a classificação dos custos sendo diretos ou indiretos é sempre feita em cima de um produto feito ou prestado, não somente a produção ou ao restante dos departamentos dentro da empresa.

Algumas características especiais que precisamos ficar atentos em cima dos custos tais como energia elétrica pode ser relevante, mas não tratado como custo direto, uma vez que é preciso utilizar um sistema de rateio para mensurar sua apropriação já se torna indireto.

No tocante a mão de obra ela pode ser direta ou indireta, se ligada diretamente a produção de um produto ela se torna claramente custo direto, já no caso de chefia vamos ter que usar o rateio uma vez que o serviço prestado pela chefia não é mensurável em cima do produto final se tornando assim um custo indireto.

Passo 2

Terminologia contábil básica

Neste passo da ATPS vamos analisar a terminologia básica contábil para que possamos ter uma maior compreensão do assunto e para construção de um resumo no passo 3 da equipe.

  1. Gasto – é uma junção de despesas mais gastos, é todo o dispêndio financeiro que foi usado para cumprir com seu objetivo final seja ela uma fábrica ou uma prestadora de serviços.
  2. Custos – é um gasto relativo a um serviço utilizado para produzir um bem ou serviço, por exemplo a energia elétrica que inicialmente é um gasto mas na hora em que ela entra na máquina para realizar um serviço ela se torna um custo, uma matéria prima quando comprada é um gasto mas na hora de ser transformada em um produto qualquer ela se torna um custo.
  3. Despesas – são as atividades que não estão ligadas diretamente ao produto final de determinada empresa mas que são de suma importância para geração de receitas, podemos citar alguns exemplos como vendas, marketing, equipamentos de escritório.
  4. Desembolso - pagamento resultante da aquisição de bem ou serviço, podendo ocorrer antes, durante ou após a entrada da utilidade comprada podendo estar defasada ou não.
  5. Investimento – é um gasto realizado para aquisição de um bem ou serviço, tem que ser mensurável financeiramente, ao realizar o investimento analiso se este me trará um bem futuro, e se ele for um bem que ficara nos ativos da entidade como a compra de maquinários, computadores para escritório, carros pra empresa.
  6. Perda – é um bem ou serviço que foi consumido de forma anormal ou involuntária e não se confunde com despesa, alguns exemplos de perda são incêndios, uma batida entre empilhadeiras, um grande vazamento de agua que inutilize matéria prima. Só para lembrar que em caso de perdas de irrelevante valor são consideradas dentro de custos e despesas, somente em caso de um grande volume de perdas este tratamento é errôneo.

 


Conclusão

Terminada a primeira etapa da ATPS podemos mensurar com mais clareza as terminologias usadas durante a confecção e para o desenvolvimento da ATPS e também como diferenciar claramente a classificação dos custos, realizamos um exercício para desenvolver e testar melhor o aprendizado da matéria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (87 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com