TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnosis of high-fidelity in fighting lung cancer and its impact on the costs of public health system

Por:   •  8/6/2015  •  Ensaio  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 3

CAPÍTULO 1

Em 2013 dois grandes nomes aderiram à luta pela inclusão do PET/CT na tabela SUS. INCA e Abrale agora unirão esforços para oferecer tratamento de qualidade para os pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde.

O presente estudo tem a função de trazer dados reais e fidedignos a fim de apresentar argumentos válidos para a incorporação deste exame tão importante no tratamento, diagnóstico e sobrevida dos portadores de câncer de pulmão. Para pacientes e familiares, carregar o fardo de tal doença já é suficientemente cruel. O papel do SUS é tentar evitar esse sofrimento através de diagnóstico correto, tratamento adequado ou cuidados paliativos quando necessário. Para isso, a medicina hoje conta com um poderoso recurso, entre os exames de Medicina Nuclear, o mais moderno dos procedimentos é o PET/CT, que é o resultado da combinação entre a observação anatômica, realizada por meio de Tomografia Computadorizada (CT) e a análise metabólica, feita por um equipamento de Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET), que agrega em apenas um procedimento, dois exames essenciais para avaliação dos pacientes com diferentes tipos de câncer.

Com este exame, em aproximadamente 40 minutos, é possível analisar o corpo inteiro, sem que o paciente seja submetido a maior exposição radioativa, diferenciar tumores benignos e malignos, determinar a fase do câncer e monitorar o resultado do tratamento, a partir deste exame, o médico é capaz de decidir com segurança e rapidez como será o tratamento, se a opção é ou não a cirurgia e acompanhar a evolução do paciente (SOARES, 2008, p. 2).

Os estudos com PET/CT apresentam sensibilidade, especificidade e acurácia. O exame mostra alterações no funcionamento ou no metabolismo de órgãos e tecidos do organismo provocadas por doenças quando ainda não há mudanças significativas na anatomia e mesmo antes dos sintomas aparecerem. As principais aplicações são detecção do tumor primário, diagnóstico diferencial entre lesões benignas e malignas, avaliação do grau de malignidade, estadiamento inicial e re-estadiamento de tumores, planejamento terapêutico, detecção de recisiva local e monitoração da resposta terapêutica. Com esta tecnologia é possível registrar anormalidades metabólicas na tentativa de identificar o local exato do tumor. “Trata-se de um exame seguro, eficaz e não invasivo, que mostra a progressão da doença e avalia a resposta ao seu tratamento” (RACY).

A PET/CT é um exame que revolucionou a medicina pela tecnologia envolvida e por sua importância estratégica para a saúde da população. Ao promover a mudança da conduta terapêutica, a introdução da PET/CT evita a realização de procedimentos desnecessários e se traduz em melhora no tratamento dos pacientes e em economia significativa de recursos financeiros. A maioria dos procedimentos de Medicina Nuclear é coberta pelo SUS (Sistema Único de Saúde), por convênios médicos e fazem parte da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM).

Para melhor entender a importância do PET/CT no tratamento do câncer de pulmão, cumpre esclarecer que, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de pulmão acomete atualmente três milhões de pessoas no mundo, apresentando um aumento por ano de 2% de incidência. No Brasil, estimam-se 17.210 casos novos de câncer de pulmão em homens e 10.110 em mulheres, no Brasil, no ano de 2012. Esses valores correspondem a um risco estimado de 18 casos novos a cada 100 mil homens e 10 a cada 100 mil mulheres (INCA, Estimativa 2012). Estima-se que em 2020 o número de casos novos de câncer no mundo seja da ordem de 15 milhões, sendo que cerca de 60% deles surgirão em países em desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com