TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.375 Palavras (18 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 18

Universidade Paulista

Projeto Integrado Multidisciplinar V

Curso Superior Em Gestão de Recursos Humanos

Empresa: Caixa Econômica Federal

[pic 1]

Natasha Batista Mota

Porto Velho – 2015

Curso Superior de Tecnologia Em Recursos Humanos

Projeto Integrado Multidisciplinar V

[pic 2]

Natasha Batista Mota

Porto Velho – 2015

Resumo

Este trabalho é um relatório de pesquisa na empresa Caixa Econômica Federal (CEF), que atua em todo o Brasil atendendo aos mais diversos públicos, como principal agente de políticas públicas do governo federal. A ênfase foi dada às áreas de Avaliação de Desempenho, Matemática Financeira e Administração de Cargos e Salários. Com pesquisa no site da empresa, entrevista com funcionário da empresa e bibliografia especializada. Na disciplina de avaliação de desempenho foi observado que a Caixa utiliza o modelo de Avaliação de Pessoas por Múltiplas Fontes, o qual tem como objetivo possibilitar ao empregado a identificação das oportunidades de desenvolvimento ou aprimoramento dos conhecimentos e habilidades necessárias ao bom desempenho de suas atividades e visa acompanhar o trabalho e objetivos propostos aos empregados de forma sistemática e obrigatória, para que o gestor acompanhe o processo e dê feedback. Na matemática financeira verificou-se que todas as transações financeiras da CEF são calculadas em juros compostos e que são praticados os menores do mercado. E na área de Administração de Cargos e Salário, observou-se que a Caixa possui um Plano de Cargos e Salários (PCS) que define as formas de movimentação de pessoal e indica por meio das linhas de sucessão, as funções gratificadas que possuem maior relevância e aderência com a função objeto de provimento. A partir dessas informações, os empregados podem desenhar suas trajetórias de movimentação a serem percorridas ao longo da vida profissional e planejar seu desenvolvimento para o alcance do objetivo traçado na empresa. Por fim, concluiu-se que a caixa Econômica Federal nas áreas de Avaliação de Desempenho segue um modelo moderno e promissor de avaliação de desempenho, que em relação à Matemática Financeira pratica os menores juros do mercado financeiro, e na Administração de Cargos e salários a empresa possibilita aos seus empregados o planejamento de seus próprios objetivos na empresa.


Palavras Chave: Avaliação de Desempenho, Juros, Administração de Cargos e Salários.

Sumário

Introdução...........................................................................................................5

1.0 Avaliação de Desempenho...........................................................................6

1.1 Avaliação de Desempenho na Caixa Econômica.........................................7

2.0 Matemática Financeira .................................................................................8

3.0 Administração de Cargos e Salários.............................................................9

Conclusão..........................................................................................................10

Referências Bibliográficas.................................................................................11

Introdução

Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa na empresa Caixa Econômica Federal com base nos conhecimentos vistos nas disciplinas: Avaliação de Desempenho, Matemática Financeira e Administração de Cargos e Salários. O objetivo deste trabalho é analisar e mostrar a forma de atuação da Caixa Econômica Federal na avaliação de desempenho de seus funcionários, como administra seus cargos e salários, qual método de avaliação para se conseguir chegar a um salário adequado a determinado cargo e como aplica a matemática financeira em seus empréstimos e financiamentos a seus clientes. Observar qual o modelo de Avaliação de Desempenho utilizado pela CEF. Verificar se o modelo de Avaliação e Desempenho utilizado é eficaz, ou seja, se atinge aos objetivos propostos pela empresa.
Quanto à matemática financeira pretendemos: Verificar o sistema utilizado pela CEF para calcular os juros para os empréstimos concedidos aos seus clientes e aos cidadãos em geral. Simularem préstimo e verificar juros cobrados comparando com os praticados pelos concorrentes.

1.0 Avalição de Desempenho

O processo de Avaliação de Desempenho é o instrumento de auxílio à tomada de decisões empresariais de suma importância para a harmonia organizacional das empresas no que se refere às relações funcionário e organização. 
Segundo Brandão e Guimarães (2001, p.12),

 “As organizações modernas necessitam de mecanismos de avaliação de desempenho em seus diversos níveis, desde o corporativo até o individual, pois (...) o desempenho no trabalho é resultante não apenas das competências inerentes ao indivíduo, mas também das relações interpessoais, do ambiente de trabalho e das características da organização”.

Quando há essa interação por meio de mecanismos adequados no processo de avaliação de desempenho, os funcionários são motivados a desempenharem comportamentos desejados pela organização, que deve propor com clareza o que se espera das pessoas, acompanhar o desenvolvimento de suas metas, considerar as necessidades de capacitação e fornecer feedback sobre o desempenho apresentado. Para SIQUEIRA (2002), avaliação de desempenho: “É a crítica que deve ser feita na defasagem existente no comportamento do empregado entre a expectativa de desempenho definida com a organização e o seu desempenho real”. 
A avaliação de desempenho é peça fundamental para o funcionamento das empresas, pois é um mecanismo poderoso para conhecer e medir o desempenho dos empregados, acompanhando os resultados de suas ações e estabelecer comparação entre o desempenho esperado pela empresa e o apresentado pelos avaliados para tomada de decisões da mesma . Utilizando para tal o feedback, ou seja o retorno da avaliação para que os funcionários saibam onde precisam melhorar e como fazê-lo. A avaliação de desempenho é indispensável para acompanhar os resultados de ações planejadas, capacitando assim a oferecer soluções adequadas e comprometimento de todos os participantes do processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (278.8 Kb)   docx (200 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com