TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇAO DO ESTOQUE FÍSICO COM O VIRTUAL

Por:   •  7/11/2019  •  Artigo  •  6.401 Palavras (26 Páginas)  •  4 Visualizações

Página 1 de 26

A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇAO DO ESTOQUE FÍSICO COM O VIRTUAL

 

THE IMPORTANCE OF PHYSICAL AND VIRTUAL STOCK INTEGRATIO

Jamilly Maria dos Santos [1]

Jonny Mateus Santana Silva [2]

Omar dos Santos Silva[3]

Sandoval Bezerra 4

RESUMO

A importância da integração do estoque físico com o virtual nos tempos atuais tem sido primordial para manter o equilíbrio dentro de uma empresa e a Logística tem facilitado muito a vida dos gestores com toda a praticidade que ela promove e foi baseado nisso que se decidiu falar sobre a importância da integração do estoque físico com o virtual. Numa era dominada pela tecnologia, em que drones passaram a fazer parte da distribuição de produtos, porque não falar de um dos fatores que mais agrada os gestores? A integração das informações. Neste trabalho, buscou-se esclarecer a respeito da temática abordada, desenvolvida com base na problemática que consiste nos erros causados dentro das empresas pela falta de atualização dos sistemas de controle de estoque. Foi por meio de pesquisas bibliográficas e de uma conversa com um gestor que construímos este artigo, com os objetivos de demonstrar e reforçar este assunto que é relevante para uma boa gestão baseando-se no que nos é apresentado atualmente, seja por buscas na internet ou bibliograficamente. Os autores que foram de grande importância neste artigo foram Ballou, Bowersox e Pozo que através de seus estudos, trouxeram informações que servem como um guia para todo logístico.

Data da submissão: 14 de junho de 2019         Data da aprovação:

  1. INTRODUÇÃO

A importância da integração do estoque físico com o virtual é um dos fatores mais necessários dentro de uma empresa, por inúmeras vezes os erros no controle de estoque tem sido prejudicial e afeta tanto a empresa quanto os clientes diretamente, atualmente, no setor industrial e empresarial, têm investido seu capital no aluguel de espaços muitas vezes utilizados como armazéns onde a matéria-prima fica estocada até o momento de ser enviada à produção e o produto acabado aguarda a transportadora para ser distribuída aos clientes.

A implantação de um estoque virtual vem como um auxílio que ajuda a reduzir estes custos gerados pelo estoque físico, onde nele serão obtidas informações através do inventário, sobre a quantidade de produtos existentes para ser vendido. O responsável pelo setor de vendas pode acessar os sistema e consultar quantos produtos daquele tem no estoque, isso permite que a atividade seja realizada de forma mais ágil e prática.

Dentro deste contexto, questiona-se o porquê de haver erros no controle de estoque e qual seria a possível solução deste problema, diante disso apresenta-se a integração do estoque físico com o virtual, como solução para evitar estes erros e auxiliar na agilidade de um atendimento e fidelização do cliente.

O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da integração do estoque físico com o estoque virtual para evitar possíveis erros causados por não haver uma, para isso, foi realizada uma busca bibliográfica e recolhido tudo o que há de mais recente sobre este assunto. O trabalho inicia-se com os primórdios da armazenagem, gestão de estoques, ressaltando por fim, o uso do estoque virtual de forma integrada no intuito de reduzir os erros causados na falta de atualização do mesmo. Para atingir este objetivo foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Neste capítulo foram abordados conceitos de Logística, Estoque, Armazenagem e Integração de dados que darão suporte teórico ao tema voltado ao Estoque físico e Virtual com conceitos que se iniciam da história, perpassando pela Logística até o Estoque Virtual.

  1. LOGÍSTICA

Inicialmente, a logística foi usada para atender aos militares, durante a segunda guerra mundial, foi desenvolvida com a missão de abastecer, transportar e alojar tropas, fazendo com que tudo estivesse entregue no local certo e na hora certa. Santos diz que:

Depois da Segunda Guerra Mundial, a logística passou da guerra para os negócios. A distribuição física de produtos começou com um foco na atividade de saída. O preenchimento de pedidos, distribuição de produtos, armazenamento e armazenagem, planejamento de produção e atendimento ao cliente são atualmente aspectos importantes do processo logístico. (SANTOS 2019; Site)

O desembarque das tropas aliadas na Normandia, sul da França, ocorrido no dia 6 de junho 1944, chamado de Dia D é considerado também como o dia D para a Logística, o dia em que houve a maior operação Logística no mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.3 Kb)   pdf (252.6 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com