TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO: ÊNFASE NAS TAREFAS

Por:   •  29/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  9.801 Palavras (40 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 40

INTRODUÇÃO

Administrar é organizar, planejar, traçar estratégias, inovar, adquirir conhecimentos, é tomar decisão, é investir, elaborar planos de marketing enfim, administrar é liderar. Administração é uma habilidade humana, pois o homem racional tem tendência a administrar seus recursos. Administração é muito importante para o país e para as organizações, pois sem ela todos os setores da vida estariam em total desordem. A Administração serve para organizar, planejar, dirigir e controlar todos os setores das nossas vidas, produzindo assim um maior aproveitamento de tempo, bens e recursos promovendo melhor qualidade de vida para as pessoas.

Com a necessidade de uma Administração mais adequada surgiu a TGA – Teoria Geral da Administração, que é uma forma de praticar conceitos administrativos sobre as organizações. A TGA é dividida em fases que enfatizam as tarefas, a estrutura organizacional das pessoas, a tecnologia, o ambiente, as competências e a competitividade.

1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO: ÊNFASE NAS TAREFAS

1.1 Teorias da Administração

Desde o seu surgimento, o homem necessita de alimentos, moradia e muitos outros produtos e serviços essenciais para sua sobrevivência e cada uma dessas necessidades são produzidas e comercializadas pelas organizações. Para que esse processo de produção, comercialização e satisfação do consumidor seja bem sucedido, as organizações precisam de um firme alicerce, para que cresçam e alcancem seus objetivos. A Administração surgiu da necessidade que as organizações têm de trabalhar com planejamento, controle, organização, mão de obra qualificada, redução de custos.

A Administração tem por função direcionar a empresa no caminho em que ela deve seguir, antecipando-se aos acontecimentos para a tomada de decisões. As organizações atuam em mais diversos setores: nas indústrias, comércios, prestação de serviços, saúde, finanças e cada uma delas são regidos por um tipo diferente de Administração, de acordo com suas necessidades.

1.2 Os Primórdios da Administração

A Administração já era citada desde os tempos da Antiguidade pelos filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles. Alguns princípios como a divisão do trabalho fez parte dos pensamentos desses filósofos. A Igreja Católica também exerceu forte influência com suas normas administrativas, seu nível hierárquico que é comandado por uma só pessoa – o Papa –contribuiu como modelo para diversas organizações. A Organização Militar influenciou o aparecimento das Teorias da Administração, a disciplina é bastante rigorosa e a hierarquia é muito respeitada. A Revolução Industrial criou o ambiente para que fossem aplicadas as primeiras teorias da administração, devido aos avanços tecnológicos nos processos de produção e da crescente necessidade de trabalhadores. Graça à Revolução Industrial os métodos artesanais forma substituídos por um industrial de produção.

A Influência dos Economistas Liberais, através de Adam Smith, acreditava no conceito de racionalização da produção, especialização e divisão do trabalho, enfatizando o planejamento e a organização nos processos administrativos. Finalizando, a Influência dos Pioneiros e Empreendedores preocupava-se com o consumo direto e nessa época surgem as indústrias ferroviárias, o ramo de bens duráveis, a preocupação com vendas e com os meios de redução de custos. O conceito de sociedades começa a aparecer e também as fusões de empresas e o desejo de obter um preço mais acessível para o cliente. No fim do século XIX houve um grande desenvolvimento tecnológico, incentivando pesquisas por melhores técnicas de produção, dando surgimento a Teoria Geral da Administração. Trata-se de uma sequência de teorias que foram estudadas e pesquisadas e se expandiram com o passar do tempo, com o objetivo de melhorar as condições nos processos de produção; que é uma forma de praticar conceitos administrativos sobre as organizações. A TGA é dividida em fases que enfatizam as tarefas, a estrutura organizacional das pessoas, a tecnologia, o ambiente, as competências e a competitividade.

1.3 Administrações Científicas

Administração cientifica é um modelo criado no século XX, por Frederick Winslow Taylor com o intuito de garantir melhor custo/beneficio aos sistemas produtivos, com esse método eleva-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.3 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com