TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LISTA DE EXERCÍCIO I – Discussões para o primeiro encontro presencial

Por:   •  4/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

LISTA DE EXERCÍCIO I – Discussões para o primeiro encontro presencial

  1. Qual a atividade de um compilador? Por que ele é essencial na criação de programas?

Compilador é um programa de computador que substitui cada instrução de uma linguagem de programação por um conjunto de instruções equivalentes de uma linguagem mais próxima do processador. Assim, o processador executa programa em linguagem binária. No processo de compilação, todo o programa é traduzido uma única vez para linguagem de máquina e executado várias vezes.

  1. Qual a diferença entre um programa em linguagem de alto nível e um programa em linguagem de montagem?

Uma linguagem de alto nível está muito mais próxima do programador do que do dispositivo, ou seja, é uma linguagem muito mais intuitiva. Já numa linguagem de baixo nível, o programador vai sofrer, pois a linguagem é muito mais voltada ao dispositivo (processador, microcontrolador, etc.). Normalmente envolve números e letras que nada mais são que instruções diretas ao dispositivo. 

  1. Qual a diferença entre um aplicativo e um utilitário? Cite dois aplicativos e utilitários que você usa no seu dia-dia seja no trabalho, escola ou em casa.

Software aplicativo (ou aplicativo ou ainda aplicação) é um programa de computador que tem por objetivo o desempenho de tarefas de índole prática, em geral ligadas ao processamento de dados, como o trabalho em escritório ou empresarial e tem como foco o usuário. Exemplos antivirus e aplicativos bancarios.

  1. Explique com suas palavras, por que na organização da arquitetura em níveis, o nível de computador fica acima do processador, o de sistema operacional  acima do nível de computador e o de rede acima dos demais (deixe claro em sua resposta a relação existente entre estes níveis).

Os atuais processadores inclusive possuem diferentes níveis de memória cache — os tais L1, L2 e L3. Há CPUs que usam memória cache compartilhada, enquanto que outros possuem níveis dedicados. Os mais recentes processadores chegam a contar com mais de 10 MB de memória cachê, precisamente pelo fato de fazer diferença no processamento.

O sistema operacional funciona com a iniciação de processos que este irá precisar para funcionar corretamente. Esses processos poderão ser arquivos que necessitam de ser frequentemente atualizados, ou arquivos que processam dados úteis para o sistema. 

  1. Utilizando um software de sua escolha, descreva o processo de utilização dele desde sua inicialização, passando pela gravação de informações no HD e terminando com seu encerramento. (explique o que acontece internamente no computador em cada etapa do uso do software).
  1. Pesquise na Internet e explique com suas palavras qual a diferença entre um erro de compilação e um erro de execução.
  1. Explique como a memória principal do computador armazena dados e como o disco rígido armazena os dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com