TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias da administração

Por:   •  17/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.835 Palavras (8 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Teorias da Administração como o próprio nome diz, se trata de um tema vasto a ser pesquisado e estudado com muita cautela, para poder descobrir o motivo de cada precursor estudar determinada situação e buscar melhorias.

O Grupo dividiu etapas para serem concluídas e desenvolveu tudo de uma maneira clara dentro do que foi solicitado.

No geral, conhecer as Teorias da Administração desde o início foi de grande valia, pois hoje podemos perceber o quanto evoluímos como trabalhador e como organização, entender que sempre tem alguém buscando melhorar o que se desenvolve no dia-a-dia para otimizar tempo e mão-de-obra.

DESENVOLVIMENTO

Num tempo muito remoto, já era possível perceber noções administrativas nas construções das pirâmides do Egito e da muralha da China (pela complexidade e grandeza desses empreendimentos), nos papiros egípcios e nas parábolas de Confúcio (os quais sugeriam práticas de administração pública) etc.

Nessa evolução histórica, duas instituições se destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares. A primeira era exemplo de organização formal eficiente, e a segunda de hierarquia de poder rígida. Noções que ainda influenciam as organizações modernas.

A Revolução Industrial foi um acontecimento que modificou profundamente o ambiente organizacional. Esse processo iniciou-se com a invenção da máquina a vapor, por James Watt, em 1776, o que possibilitou maior capacidade de comunicação e transporte. A partir daqui, a ciência trouxe grandes inovações, as quais trouxeram mudanças cada vez mais rápidas e consequente necessidade de maior adaptação.

Como destaca Fayol há cem anos, administração é o processo determinante da qualidade do desempenho.

As Habilidades Conceituais consistem na capacidade de lidar com idéias e conceitos abstratos. Essa habilidade permite que o administrador faça abstrações e desenvolva filosofias, valores e princípios de ação. A habilidade conceitual proporciona idéias globais e conceitos, valores e princípios que permitem saber onde queremos chegar, a fim de definir o comportamento e as ações futuras necessárias, além da capacidade de diagnóstico para resolução de problemas e de visão futura, e antecipatória para geração de novas idéias e inovação. Com tais habilidades, o administrador define a missão do negócio, a visão de futuro, os valores essenciais de sua empresa, a estratégia organizacional etc.

As três habilidades são:

* Habilidades Técnicas são as habilidades ligadas à execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional.

* Habilidades Humanas são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes.

* Habilidades Conceituais são as habilidades necessárias ao proprietário, presidente, CEO de uma empresa. São essas habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na Administração da empresa.

No início do século XXI, a Revolução Industrial continua evoluindo, fazendo a sociedade humana ingressar na era pós-industrial, caracterizada pela predominância das atividades de serviços em relação às agrícolas e industriais. Ao mesmo tempo, continua em marcha a Revolução Digital, que começou em meados do século XX e representou a complementação e substituição de certas atividades intelectuais por computadores. A globalização, a passagem para a era pós-industrial e a Revolução Digital provocou a mudança de muitas concepções tradicionais.

O crescimento das empresas industriais exigiu o desenvolvimento de métodos totalmente novos de administração. Essa evolução teve a participação de muitas pessoas, umas das mais importantes foi Frederick Winslow Taylor. Ele e seus seguidores transformaram a administração da eficiência do trabalho em um corpo de conhecimentos com vida própria. Taylor foi o criador e participante mais destacado do movimento da administração científica, ele é a figura mais importante desse movimento não apenas pela natureza de suas contribuições, mas também porque muitos o reconheciam como sua liderança.

Primeira fase – ataque ao “problema dos salários”; estudo sistemático do tempo; definição de tempos-padrão; sistema de administração de tarefas.

Segunda fase – ampliação de escopo, da tarefa para a administração; definição de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com