TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Estatística Aplicada a Segurança pública Aula

Por:   •  28/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Universidade Federal Fluminense

Tecnologia em Segurança Pública e Social

Polo Resende

Avaliação a Distância

2015/02

Disciplina: MODELOS E INSTITUIÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA EM PERSPECTIVA COMPARADA

Aluno(a):  ELIAS TEOBALDO XAVIER            Matrícula: 14113150402

Coordenador (a) da Disciplina: Thiago De Souza Modesto

Tutor (a) Presencial:

Questionário:

Aula 1

Atividade 1

1) Discuta a relevância do estudo da cultura para a compreensão da configuração política e institucional em diferentes países.  O  estudo da cultura é muito relevante pois nos permite pôr a nu um fundo conceitual, e nos leva a descobrir um vocabulário para o qual ainda não existe dicionário, uma gramática que não julga prematuramente os enunciados, mas que possibilita o retraçar de sua gênese.

 2) Com base na discussão apresentada, você acha que é possível importarmos experiências bem sucedidas de administração de conflitos que foram adotadas em alguns países para outros contextos?    Entendo que sim, pois a cultura pode ser percebida como forma de gestão das expectativas e dos conflitos dos que vivem e partilham experiências em uma comunidade e ao mesmo tempo a partir da forma como cada sociedade estabelece seus procedimentos de verdade, ditando não só os comportamentos interditos, mas prevendo os institutos e instituições encarregadas da administração dos mesmos.

 3) Como se diferencia a abordagem que parte da referência de traços culturais daquela que enfatiza a análise pela doutrinação?  É preciso ficarmos muito atento ainda para o fato de que nomes de instituições e institutos semelhantes podem ter significados muito diferentes dependendo do contexto político, cultural e normativo que organiza as nossas experiências na sociedade. Isso aponta para a dificuldade, mas não para a impossibilidade de comparação entre instituições que se localizam em distintos países no mundo, mas é importante que a gente contextualize as várias realidades investigando o significado que existe por trás das práticas e normativas políticas e jurídicas. 

Atividade Final

  1. Ao analisar as principais culturas jurídicas do ocidente, observamos que a forma como os países que partilham da cultura jurídica da civil law e da common  law lidam com o sigilo e a publicidade das acusações para o interessado é distinta. Descreva estes aspectos.

Apartir de uma acusação, os casos começarão a ser investigados publicamente e de forma transparente, com a participação da defesa do acusado que deve zelar pelos seus interesses. O desenvolvimento de uma força policial profissionalizada e do Ministério Público, para investigar o cometimento de crimes, reunir evidências, ter autoridade para julgar e conduzir o procedimento criminal em nome do Estado são desenvolvimentos relativamente recentes na common law  

  1. Avalie criticamente a forma como são estabelecidos os fatos jurídicos na cultura jurídica da civil law e da common law.

A cultura jurídica da civil law é construída na confluência de outras muitas tradições. Entre as principais, destaca-se o direito romano e a lei canônica. Já a common law, parte da perspectiva de que o direito é um saber local, quem faz a lei é a sociedade e não o Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (183.5 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com