TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE AVALIATIVA DE: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Por:   •  4/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ERE-ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

ATIVIDADE AVALIATIVA DE: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA – 8ADM

Profª. LÚCIA AUGUSTA DE SOUZA LEITE        DATA: de 04/01 a 31/01/2021

Valor: 10,0 pontos - Aluno: JAMILLY DE PAULO ALEIXO      Matrícula:  170012        

Objetivo: fixar os conceitos de estratégia e planejamento estratégico e o diagnóstico organizacional como a primeira etapa de elaboração de um planejamento estratégico.

  1. – Qual a definição para estratégia segundo Oliveira? (0,5)

Para Oliveira estratégia é definida como um caminho, uma maneira ou ação formulada e adequada para alcançar preferencialmente de forma diferenciada e inovadora, as metas, os desafios e os objetivos estabelecidos no melhor posicionamento da empresa perante o ambiente, onde estão os fatores não controláveis.

  1. – Por que é importante para a empresa definir sua missão e visão? (0,5)

Missão e Visão são fatores fundamentais para a elaboração de um Planejamento Estratégico e, mais do que isso: estas definições são importantes, pois servem como direcionadores para todas as decisões a serem tomadas pelos gestores no dia a dia. Ajuda a concentrar esforços, assegura a não perseguir propósitos conflitantes/incompatíveis, base lógica para alocar recursos, base para desenvolver objetivos organizacionais.

  1. – Justifique a necessidade de planejamento tanto para empresas quanto para pessoas. (1,0)

planejamento funciona como um ponto de partida para todas as ações que uma empresa ou pessoa realizará ao longo de um período para chegar na visão de futuro almejada. Ele ajuda a administrar tempo, recursos e energia para a estratégia traçada, focando no que realmente importa a longo prazo, ou seja, aquilo que vai trazer mais prosperidade seja na vida ou na empresa.

  1. – Quais os níveis de planejamento numa organização? Explique suas características. (1,5)
  • Estratégico: amplo e abrangente, a longo prazo e definido pela cúpula da organização em que se estabelece a diretriz a ser seguida pela empresa levando em conta as condições externas e internas à empresa.
  • Tático: elaborado no nível departamental, a médio prazo definindo objetivos específicos derivados dos objetivos gerais e utilização eficiente dos recursos disponíveis para alcance dos resultados previamente fixados.
  • Operacional: definição de tarefas, atividades, prazos, responsáveis pela execução e resultados esperados, a curto prazo.

  1. – Qual a definição de planejamento estratégico? Aponte duas necessidades para as empresas planejarem estrategicamente. (1,0)

Ferramenta administrativa e sistema de gestão que analisa o ambiente de uma organização criando consciência das oportunidades e ameaças, dos pontos fortes e fracos que interferem/influenciam no cumprimento da missão e no alcance dos objetivos, estabelecendo direção a seguir para aproveitamento das oportunidades evitando as ameaças.

Necessidades de planejar estrategicamente:

• Diferenciar-se de seus concorrentes;

• Obtenção de vantagem competitiva;

  1. – Em que se baseia a análise organizacional, como a primeira fase do Planejamento Estratégico? (1,0)

A analise organizacional se baseia em analisar os principais pontos organizacionais existentes, tais como: politicas, normas, procedimentos, planejamentos, relatorios entre outros. É o processo de monitoração do ambiente organizacional para identificar os pontos fortes e fracos, riscos e oportunidades, tanto presentes como futuros, que possam influenciar a capacidade das empresas de atingir suas metas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com