TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE AVALIATIVA DE NUTRIÇÃO E ESTÉTICA

Por:   •  4/8/2021  •  Monografia  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ATIVIDADE AVALIATIVA DE NUTRIÇÃO E ESTÉTICA

Professora: Luciana Meneses                    8º Período de Nutrição

Nome Completo: ________________________________________________

Caso Clínico

Dados pessoais: HAGN (Helena), 42 anos, sexo feminino, branca, solteira, assistente social, natural de São Paulo e procedente de Ribeirão Preto-SP.

História pregressa:

Paciente foi atendida em 14/11/2015 no Ambulatório da Nutrologia-HC com queixa inicial de dor epigástrica que piorava após ingestão de alimentos gordurosos, associada à perda ponderal de 10 Kg em 06 meses (peso na admissão= 31,8Kg, altura=1,64m, IMC=11,8 Kg/m2). O inicio do quadro coincidiu com o período que seu irmão tornou-se mais independente e não aceitava as imposições da paciente, fazendo com o relacionamento dos dois ficasse prejudicado. Paciente refere que não mantém um relacionamento bom com o pai, desde que o flagrou com uma amante. Este episódio gerou o fim do casamento dos seus pais e a mudança da paciente com mãe e irmãos (uma irmã, e um irmão) para RP. Ela mora com a mãe, é bastante dependente dela e durante a época em que estudava no colégio sempre foi perfeccionista, obtendo excelentes notas. Tinha depressão (desânimo e choro fácil) diante de um fracasso escolar e desde a adolescência, teve poucos namorados (por curto período e sem envolvimento maior), por ter medo de se apaixonar e ser magoada “como a minha mãe”. Todos esses conflitos contribuíram para que a paciente perdesse o ânimo pela vida, diminuindo as atividades sociais e círculos de amizade, e restringindo de forma importante a ingestão alimentar. Por mais magra que ficasse, continuava a se “achar gorda”, diminuindo cada vez mais a ingestão de nutrientes, além de fazer uso abusivo de laxativos e diuréticos, e realizando exercícios físicos em excesso (caminhadas).

Hipóteses diagnósticas:

Anorexia Nervosa do tipo restritivo

      Desnutrição Proteico-Calórica

                  Anemia

      Irregularidade Menstrual + Osteoporose de coluna lombar

      Transtorno da Personalidade Tipo Evitativo

 

Dados clínicos:

Durante o acompanhamento clínico, a paciente sempre se queixou de fraqueza, hiporexia, palpitações, bradicardia, hipotermia, irregularidade menstrual (períodos de amenorréia e hipermenorréia) e neuropatia, com piora no último atendimento. Não tem boa adesão ao tratamento, se recusando a participar dos grupos de apoio psicológico e nutricional, e não tomando as medicações psiquiátricas conforme prescrito. Percebeu-se que quando ela apresentava recuperação de peso, adotava comportamentos compensatórios para perder peso novamente, sem evolução antropométrica satisfatória.

Ao exame físico, no momento atual, mostra-se bastante emagrecida, hipocorada, com pele fria, com níveis pressóricos tendendo a hipotensão, desidratada, além de baixa frequência cardíaca. Hábito intestinal: 1x/5 dias, com fezes ressecadas e endurecidas.

Com relação aos exames laboratoriais, apresenta anemia, hipovitaminose D, níveis séricos de potássio tendendo à hipocalemia, além de níveis de cálcio baixo.

 

Dados alimentares:

Relata que não come fora de casa (por nojo de comida preparadas por outras pessoas) e só come o que sua mãe prepara para ela. Evita alimentos ricos em carboidratos (cereais, massas e doces) e gorduras. O recordatório alimentar identificou a seguinte ingestão:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com