TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Economia

Por:   •  4/5/2017  •  Bibliografia  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

Externalidades

4.1 Introdução

O consumo ou a produção de um determinado bem ou serviço passa a produzir efeitos colaterais, positivos ou negativos, que são chamados de externalidades ou economia externas.

As consequências das externalidades são o sistema de preços acaba perdendo a capacidade de orientar a sociedade na alocação dos recursos escassos, pois os benefícios e os custos privados passam a diferir na coletividade. A essa diferença é que deixa de ser considerado pelos preços de mercados, daí surge o nome externalidade. Neste caso a sociedade acaba sofrendo uma perda nos custos sociais associados a quantidade transacionada pelo mercado serão maiores que os benefícios sociais derivados do consumo dessa quantidade.

4.2 Externalidades no Consumo

Efeitos de presença de externalidade onde o governo pode intervir e corrigir as distorções alocadas de recursos. Suponhamos que exista uma externalidade negativa no consumo um exemplo: um fumante esta fumando em um local fechado, onde há pessoas que não fumam.

Na ausência de algum tipo de intervenção o sistema de preços não considera os efeitos colaterais negativos derivados do consumo de um bem, e a sociedade acabaria consumindo uma quantidade bem superior daquela que estaria disposta a consumir. Uma solução é que o sistema de preço internalize o custo adicional provocado mediante a aplicação de impostos, ao consumo ou á produção e que reduza a quantidade transacionada.

4.3 Externalidades na Produção

Externalidade negativa na produção ex: uma fabrica de cerveja que polui um riacho, o verdadeiro custo social de produzir determinado bem ou serviço.

A ausência de intervenção do governo com o sistema de preços não leva em consideração esse maior custo social é provocado pela externalidades, no equilíbrio de mercado haverá uma perda social ao produzir-se uma quantidade superior à socialmente ótima.

A externalidade negativa no consumo, uma solução seria aplicar impostos ao consumo e produção com intuito de fazer que os produtores internalizem, o verdadeiro custo de produzir o referido bem ou serviço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com